Tomada de posse: Raul Almeida quer criar “o quanto antes” Conselho Estratégico do Turismo do Centro
Raul Almeida foi empossado na sexta feira, 1 de setembro, como presidente da Turismo Centro de Portugal. Na cerimónia, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, anunciou algumas das prioridades para o seu mandato, com foco na criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro que quer ver implementado “o quanto antes”.
Na sua intervenção, o novo presidente da Turismo Centro de Portugal começou por saudar os membros anteriores da Comissão Executiva, “pelo trabalho notável que realizaram” à frente da instituição. “O Pedro Machado dedicou o seu tempo e energia a criar e a desenvolver a marca Centro de Portugal e conseguiu pôr o turismo a crescer de forma notória, segura e sustentada na região”, destacou.
Referindo-se depois aos membros dos órgãos sociais que agora iniciam funções, afirmou que “vão contribuir com novas ideias e novas formas de encarar a atividade turística. São elementos que vêm acrescentar valor e que se complementam, conjugando a atividade pública com a privada”.
Raul Almeida aproveitou para anunciar uma das primeiras medidas que pretende pôr em prática. “Acredito que a Entidade terá muito a ganhar se reunir e conversar, de forma regular e oficial, com as instituições que têm uma palavra a dizer sobre a atividade turística e que podem contribuir para a definição de estratégias. Por isso, pretendo avançar o quanto antes com a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro, que terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo que queremos implementar na Turismo Centro de Portugal”, explicou.
Este novo órgão, explicou o novo presidente da Turismo Centro de Portugal, “reunirá os principais atores da atividade turística na região”, como são as oito Comunidades Intermunicipais, as Universidades e Politécnicos da região, representantes do setor privado e das associações.
Raul Almeida anunciou ainda outras das prioridades do seu mandato, nomeadamente, “consolidar a marca turística Centro de Portugal e os seus produtos-âncora”, “assumir o desígnio de o Centro de Portugal ser um destino turístico sustentável, acessível e inteligente”, “focar a atenção na escassez de trabalhadores na atividade turística”, ”estreitar a colaboração com os principais stakeholders do setor do Turismo”, “consolidar as relações de parceria com as associações empresariais e profissionais” e “continuar a apostar na monitorização e avaliação da atividade turística”, entre muitos outros objetivos que elencou.
A finalizar o discurso, lançou um desafio ao Secretário de Estado do Turismo, que se encontrava presente na cerimónia: atualizar o orçamento anual das Entidades Regionais de Turismo. “É da mais inteira justiça que o trabalho notável que as ERT realizam seja distinguido com uma atualização orçamental, que lhes permita fazer mais e melhor pelo território. Esta é uma necessidade evidente”, disse.
De referir que após a cerimónia de tomada de posse tiveram lugar as primeiras reuniões da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing. Desta última resultou a eleição, por unanimidade, de Jorge Loureiro como presidente deste órgão.
Corpos sociais da Turismo Centro de Portugal para 2023-2028
Comissão Executiva:
Raul Almeida (Presidente)
Anabela Freitas (vice-presidente)
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque
Mesa da Assembleia Geral:
Pedro Machado (Presidente da Mesa)
Vítor Pereira (Secretário da Mesa)
Conselho de Marketing:
Jorge Almeida “Loureiro” (Presidente)
José Francisco Rolo
Carlos Ascensão
Laura Rodrigues
Rodolfo Baldaia de Queirós
Jorge Costa
António Marques Vidal