Tomada de posse: Nova presidente da ERT-Região de Lisboa quer “puxar” pelos municípios menos desenvolvidos

Carla Salsinha, em representação da União das Associações do Comércio e Serviços, tomou posse, esta quarta feira, como presidente da Comissão Executiva da ERT-Região de Lisboa. Na ocasião, a nova responsável enumerou alguns dos desafios que se colocam à região em termos turísticos.
Na sua intervenção, Carla Salsinha começou por salientar que a Região de Turismo de Lisboa “tem vindo a demonstrar, ao longo da última década, o peso e a relevância que tem para o turismo em Portugal e para a sustentabilidade do setor no país”, destacando também o crescimento “consistente” em receitas, dormidas e gastos médios que a região tem protagonizado ao longo dos últimos anos, à exceção dos anos da pandemia.
Reconhecendo que a região de Lisboa incorpora alguns dos municípios com maior taxa de atratividade do país, caso de Lisboa, Cascais, Sintra, Mafra e Oeiras, a responsável não esqueceu os restantes municípios que a integram e que “têm uma oferta diferenciadora e complementar ainda por desenvolver”. Será o desenvolvimento destes últimos que, afirmou, que irá permitir à região de Lisboa “a continuidade do seu crescimento e a oferta de novos produtos e serviços turísticos”.

O desenvolvimento destes municípios onde a oferta turística é ainda mais escassa é, assim, um dos desafios a que Carla Salsinha se propõe responder durante o seu mandato. Isto porque, só com a evolução do turismo nestes municípios será possível que a região mantenha um “crescimento sustentado”, possibilitando, também a criação de “produtos e programas turísticos que sejam aglutinadores da região”, tendo em vista o aumento da estada média dos turistas na região que é ainda inferior a três noites, gerando mais receitas.
Este não é, no entanto, o único desafio que a região de Lisboa tem pela frente, com a nova presidente a considerar que tem que haver uma maior proximidade entre os diferentes operadores privados: “Quanto mais próxima for a ligação e a interação dos operadores, a definição de uma aposta e de uma estratégia concertada, melhor será a oferta que os privados poderão oferecer”, afirmou.
Este trabalho de proximidade afirmou, tem que envolver não apenas os agentes privados mas também as Câmaras Municipais. Aproveitando a presença do secretário de Estado do Turismo, Comercio e Serviços, Nuno Fazenda, Carla Salsinha lançou ao governante o repto de ser o congregador do trabalho conjunto de todas as entidades regionais, dos municípios e dos agentes privados.
A presidente da ERT-Região de Lisboa deixou ainda outro desafio ao secretário de Estado: “conferir às próprias Entidades Regionais uma maior autonomia para que estas possam desempenhar a sua missão”.
Carla Salsinha deixou, ainda, uma palavra de apreço e agradecimento a todos os membros que estavam a sessar as suas funções à frente desta entidade: “Na pessoa do Dr. Vítor Costa, quero manifestar o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nestes últimos 10 anos em prol do turismo e da Entidade Regional”, afirmou, acrescentando esperar “estar à altura do seu contributo para o fortalecimento desta marca e desta Entidade”.
Na ocasião tomaram posse todos os órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa que passam a ser assim constituídos:
Órgãos Sociais Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa
Comissão Executiva:
- Presidente: Carla Salsinha (Presidente da União das Associações do Comércio e Serviços)
- Vice-Presidente: Bruno Parreira (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra)
- Vogal: Francisco Jesus (Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra)
Integram, ainda, a Comissão Executiva, o vereador da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Carmo da Silva, em representação dos Municípios, e Júlio Fernandes, membro da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em representação dos privados.
Mesa da Assembleia:
- Presidente: Vitor Costa (Diretor-Geral da Associação Turismo de Lisboa)
- Secretário: Pedro Costa Ferreira (Presidente APAVT – Associação das Agências de Viagens e Turismo)