Tivoli Kopke Porto Gaia já está de portas abertas

O Tivoli Kopke Porto Gaia, situado na margem sul do Rio Douro, na cidade de Vila Nova de Gaia, já abriu para oferecer aos viajantes uma experiência que combina a herança da marca Tivoli e da Kopke, a mais antiga casa de vinho do Porto do mundo.
Construído a partir do restauro das centenárias caves Kopke, o Tivoli Kopke Porto Gaia distribui-se por uma propriedade de 20.000 m², disposta em socalcos que fazem lembrar as vinhas do Douro e oferecem vistas sobre a cidade do Porto, o rio Douro e a Ponte Luís I.
A propriedade divide-se em três áreas distintas – Vintage, Tawny e White – organizadas em torno de uma renovada cave de vinho do Porto Kopke que integra a propriedade. Com dezenas de barricas onde envelhecem mais de dois milhões de litros de vinho Kopke, a garrafeira estará em breve aberta aos hóspedes, convidando-os para uma experiência imersiva, incluindo eventos diferenciados e provas de vinho do Porto.



A nova unidade hoteleira conta com 149 quartos e suites de estilo contemporâneo e industrial com detalhes exclusivos Tivoli, ao mesmo tempo que celebra a herança da Kopke. O design de interiores envolve os quartos e suites em tons quentes de terra e vinho, bem como em tecidos de lã e pele, proporcionando textura e aconchego. As fotografias de Domingos Alvão presentes em cada quarto contam a história do Vale do Douro, das suas vinhas e da época das vindimas, homenageando o vinho do Porto e as suas tradições seculares.
A oferta gastronómica do Tivoli Kopke está sob o comando do chef espanhol Nacho Manzano, do restaurante de três estrelas Michelin Casa Marcial, na região das Astúrias, no norte de Espanha. Os seus pratos podem ser degustados em dois restaurantes distintos, cada um oferecendo conceitos gastronómicos ímpares: o 1638 Restaurant & Wine Bar by Nacho Manzano com um menu de degustação com 11 momentos, incluindo os vinhos do Porto Kopke e os vinhos tranquilos Douro DOC da Quinta de São Luiz e Quinta da Boavista; e o Boa Vista Terrace by Nacho Manzano, aberto para almoços e jantares, com um menu de inspiração Atlântica e um design de interiores marcante, ideal para uma refeição casual com amigos e família ou até mesmo para um almoço de negócios com vista para o Porto.
A oferta de lazer do hotel inclui uma piscina exterior aquecida, um exclusivo Tivoli Spa e um centro de fitness Tivoli Shape, com equipamento Technogym de última geração. A propriedade tem 9.000 m² de jardins ao ar livre, incluindo uma área com ervas aromáticas para uso do chef e uma entrada para um antigo, mas restaurado, percurso pedestre chamado “Caminho Romântico”, que dá aos hóspedes acesso direto ao passeio ribeirinho de Gaia.
Os 450 m² do Tivoli Spa incluem cinco salas de tratamento, uma sauna, banho turco e uma piscina hidrodinâmica com fototerapia para puro relaxamento. A partir da sauna e da piscina de hidromassagem, os hóspedes podem usufruir de vistas sobre a cidade do Porto.
Com 1.750 m² de espaços flexíveis para reuniões interiores e exteriores com vista, o hotel oferece seis salas de reuniões totalmente equipadas e locais para todo o tipo de eventos – desde jantares exclusivos e casamentos, a conferências e lançamentos de produtos, incluindo automóveis, que têm acesso direto à área de eventos. Completando a experiência gastronómica do hotel, Nacho Manzano assina os menus de banquetes, desenvolvendo criações para ocasiões especiais. A exclusiva cave Kopke, situada dentro do hotel, será mais uma alternativa para organizar reuniões e comemorações diferenciadas.
O Tivoli Kopke Porto Gaia quer afirmar-se como um centro cultural no destino e atrair os habitantes locais. Passear pelos corredores e áreas públicas do hotel é uma oportunidade para descobrir a sua coleção de arte. O arquivo de fotografias Kopke, obra do mais famoso fotógrafo português do século XX, Domingos Alvão, conta a história das vinhas do Douro a preto e branco, nos corredores e nos quartos. A Fundação Abanca mantém uma exposição permanente de pintura com réplicas de artistas famosos como Picasso ou Salvador Dalí, nas principais áreas públicas. As Tivoli Live Sessions também são regulares desde o primeiro dia, com concertos de Bossa Nova ao vivo todas as quintas-feiras.