Tiqets regista crescimento de 17% na venda de bilhetes em Portugal
A Tiqets, plataforma de bilhética líder na Europa, registou um crescimento de 17% na venda de bilhetes para museus, atrações, atividades e experiências em Portugal este ano, quando comparado com 2022, segundo estatísticas da empresa de janeiro a novembro.
Os dados relativos a 2023, da plataforma que opera em 60 mercados diferentes, colocam Portugal no Top 5 de destinos mais visitados por turistas estrangeiros, ocupando a 4.ª posição no ranking de países com mais bilhetes vendidos na Tiqets, atrás da Itália, Espanha e França e à frente dos Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos.
Lisboa ocupa também a 4.ª posição, atrás de Roma, Barcelona e Paris, sendo a região com o maior número de atrações entre as mais visitadas em território nacional, com destaque para a capital e para Sintra. Também o Algarve e o Porto contam com atrações “best-sellers”.
As famílias representam o principal grupo de turistas que adquiriram bilhetes da Tiqets para atrações portuguesas neste ano que termina, totalizando 43,6%. Em segundo lugar estão as pessoas que viajam com um parceiro, representando 32,5% dos consumidores. Seguem-se as viagens com amigos (15,3%), sozinho (7,8%) e com colegas (0,5%).
Ainda de acordo com os dados da Tiqets, foram os visitantes franceses que compraram mais bilhetes, com um peso de 27,9% entre as várias nacionalidades. Em segundo lugar estão os turistas oriundos dos Estados Unidos da América, que foram responsáveis pela aquisição de 14,1% dos bilhetes para atrações portuguesas. No top 5 seguem-se os espanhóis (11,8%), os britânicos (10,6%) e, a fechar, os italianos (9,8%).
A nível global, considerando todos os mercados em que a plataforma está disponível, os franceses também correspondem à nacionalidade que mais viajou e reservou experiências pela Tiqets, com os norte-americanos e os alemães a fecharem o pódio.
Na plataforma, a categoria “passes de cidade” foi a mais vendida, à boleia dos passes dedicados a Lisboa e Sintra. Sendo um produto abrangente e de especial utilidade para os turistas que querem descobrir as cidades portuguesas de forma cómoda, estes produtos continuam a revelar a sua popularidade no catálogo da Tiqets. Seguem-se os palácios, os locais históricos, os aquários e os parques aquáticos.
Estes resultados contrastam com a realidade global da plataforma. No panorama mundial, os museus de arte constituem a categoria de atrações com mais bilhetes vendidos, seguindo-se os locais arqueológicos, os locais de culto, os parques temáticos e os locais históricos.
Enquanto para muitos dos turistas estrangeiros as atrações italianas ocupam uma posição cimeira, os portugueses denotam uma preferência por viagens domésticas, com seis atrações nacionais entre os dez locais com mais bilhetes comprados por turistas nacionais.
Ainda assim, a Isla Mágica, em Espanha, foi a atração internacional para a qual os portugueses mais bilhetes adquiriram através Tiqets. Também o Coliseu, em Roma, figura entre os locais preferenciais dos turistas portugueses, juntamente com a Immersivus Gallery de Londres e os Museus do Vaticano.
Recorde-se que em 2023, a Tiqets alcançou um total de 4.000 museus, atrações, atividades e experiências disponíveis na plataforma, totalizando mais de 1.200 cidades. A aplicação já conta com 5 milhões de downloads e vendeu, até 2023, mais de 35 milhões de bilhetes.