Terminal sul de Gatwick já reabriu
Após dois anos de encerramento motivado pela Covid, abriu no domingo o terminal sul do Aeroporto de Gatwick, em Londres, agora completamente renovado.
A reabertura deste terminal, que se encontrava encerrado desde junho de 2020, vai permitir que Gatwick passe a operar cerca de 570 voos diários ao invés dos atuais 300. Este aumento, que é quase uma duplicação de capacidade”, equivale à operação de um novo aeroporto de tamanho médio, segundo se lê no comunicado emitido pela infraestrutura aeroportuária.
Os dois anos de encerramento foram aproveitados para a realização de atualizações e remodelações no terminal que está agora pronto a receber as companhias aéreas que durante este período deslocalizaram as suas operações para o terminal norte e que, segundo a nota emitida, já estão de volta na sua maioria. É o que acontece com companhias como a British Airways, Ryanair e Vueling. Já a easyJet irá utilizar os dois terminais.
“A reabertura do nosso terminal sul e o aumento de opções de voos são ótimas notícias para as nossas comunidades locais, especialmente para as pessoas e famílias cujo sustento depende o aeroporto”, afirmou Stewart Wingate, CEO do aeroporto, citado em comunicado.
O mesmo responsável afirma que, após dois anos difíceis “sabemos que há uma importante procura acumulada por viagens internacionais, pelo que aconselho os passageiros a que reservem com antecedência os seus voos para este verão”.
Recorde-se que o aeroporto de Gatwick é gerido pela multinacional francesa Vinci, detentora da ANA-Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos portugueses.