Taxa turística rendeu 19M€ às autarquias até junho
As autarquias terão encaixado 19 milhões de euros com a cobrança da taxa turística nos primeiros seis meses deste ano. Só Lisboa terá visto entrar nos seus cofres 12,4 milhões de euros. Ainda assim, os valores estão abaixo de 2019.
Os números resultam de um levantamento feito pelo Diário de Notícias / Dinheiro Vivo e segundo os resultados publicados, os 19,2 milhões de euros arrecadados pelas autarquias no primeiro semestre deste ano estão abaixo dos 22,2 milhões contabilizados no período homólogo de 2019, o ano anterior à pandemia.
De acordo com a notícia publicada esta segunda feira no site do Dinheiro Vivo, Lisboa foi a autarquia que arrecadou a maior verba: 12,4 milhões, que se comparam com os 14,6 do primeiro semestre de 2019. O total é dividido entre os 6,5 milhões de euros cobrados pela hotelaria e os cerca de seis milhões do Alojamento Local.
Em segundo lugar ficou o Porto, com 4,6 milhões de euros, menos dois milhões do que no mesmo período de 2019. Neste caso, avança o Dinheiro Vivo, 60% das receitas foram cobradas pelo Alojamento Local, com os outros tipos de alojamento a serem responsáveis pelos restantes 40%.