Taxa turística cobrada até abril pelos municípios bate recorde

De janeiro a abril, os municípios arrecadaram um valor recorde de 21,4 milhões de euros provenientes das taxas turísticas cobradas sobre as dormidas nos alojamentos turísticos.
De acordo com o site ‘Dinheiro Vivo’ que fez um levantamento sobre o tema, face ao mesmo período do ano passado o valor de 21,4 milhões de euros arrecadado nos primeiros quatro meses deste ano aumentou 61%.
Recorde-se que atualmente, são já 13 os municípios portugueses que cobram taxa turística, mais dois que o ano passado, quando Coimbra e Póvoa de Varzin ainda não cobravam taxas sobre as dormidas. Estes dois municípios vieram juntar-se a Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Cascais, Faro, Lisboa, Óbidos, Mafra, Santa Cruz, Sintra e Vila Real de Santo António.
Lisboa é o município com a maior receita, com 13,6 milhões de euros, seguindo-se o Porto com 5,8 milhões.
O destaque vai, no entanto, para o município de Santa Cruz, na Madeira, que nos primeiros quatro meses deste ano ultrapassou a receita arrecada na totalidade do ano de 2022. Este crescimento é, em parte, explicado pela subida da taxa aplicada.
Os próximos municípios a implementar a taxa turística deverão ser Figueira da Foz e Olhão. Viana do Castelo está em processo de decisão sobre a cobrança da taxa mas tal não deverá acontecer este esto.