Taxa de 25€ para turistas nos Açores proposta pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo

No dia 23 de julho, o Turisver avançou, na rubrica Rumores, que estava a ser discutida, nos Açores, a implementação de uma taxa de 25€ a cobrar aos turistas que visitem o arquipélago. Esta terça feira, a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo avançou com a proposta que, pela suas contas, permitirá à região arrecadar 25 milhões de euros por ano.
Segundo uma notícia da agência Lusa que ao longo do dia foi veiculada por vários órgãos de comunicação social nas suas páginas online, trata-se de uma “taxa de sustentabilidade” a cobrar a quem tenha mais do que 12 anos e chegue de fora da região, pelo que os açorianos ficarão isentos do seu pagamento.
A mesma notícia dá conta de que a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (que representa empresários das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge) vai lançar uma petição na Internet para que a sua proposta seja discutida na Assembleia Legislativa dos Açores.
A ideia não é nova, aliás já é praticada em vários destinos turísticos, como Fernando Noronha, no Brasil e Costa Rica, mas a associação quer ir mais longe e fazer com que os turistas que visitam os Açores assinem (numa plataforma online) um compromisso em como não vão poluir a região.
Antes de tornar pública a sua proposta, a Associação fez contas e avança que com esta taxa de sustentabilidade, a região iria arrecadar 25 milhões de euros, 40% dos quais seriam para o Governo Regional, outros 40% para os municípios e os restantes 20% para as juntas de freguesia. O objetivo seria aplicar as verbas em medidas de preservação ambiental e sustentabilidade.
A ganância matou a galinha e deixou de existir ovos .
Será uma ajuda preciosa para se manter a sustentabilidade do destino.
O turismo continuará a vir e com mais força.
Os turistas compreendem que tem de ser assim para se poder dizer que estamos num dos últimos paraísos da terra.
Poderá algum ajuste no valor, mas, sim, deve avançar, na minha opinião, naturalmente.
Fernando Santos faço minhas as suas palavras..
Então e quem vai em trabalho aos Açores, tipo os toureiros ou mesmo os médicos, também pagam?