TAP lança rota para Luanda à partida do Porto e voos diários para Nova Iorque

A TAP anunciou sexta feira, 6 de janeiro, que “vai reforçar fortemente a sua atividade no aeroporto do Porto no próximo verão IATA”. A grande novidade é o voo direto para Luanda e a passagem a diário do voo para Nova Iorque que até aqui contava com duas frequências por semana.
“Novos voos diretos do Porto para Luanda e voos diários para Nova Iorque são as principais novidades a partir do próximo verão IATA”, afirma a companhia em nota à imprensa, onde adianta que a nova rota Porto-Luanda irá ter início no final de maio, com duas ligações semanais. Os voos estão ainda dependentes de aprovações governamentais, segundo sublinha a companhia.
Já os voos para Nova Iorque, que passarão a diários, serão operados em Airbus A321 Long Range, aviões que, frisa a TAP, “oferecem os mais elevados níveis de conforto, padrões de eficiência e redução de emissões”.
Na mesma nota, sublinha que serão optimizados os horários à partida do Porto para o Rio de Janeiro e São Paulo. Desta forma, a anterior operação de pico que liga diretamente a Invicta a S. Paulo e ao Rio de Janeiro “vai ser alargada a todo o período de verão de 2023, com três e dois voos semanais, respectivamente”.
“Com estes incrementos, a TAP quase duplica a oferta de voos intercontinentais no aeroporto Francisco Sá Carneiro, aumentando a ligação do Porto a dois dos mais importantes mercados emissores de turismo, Estados Unidos da América e Brasil, e também a uma cidade com importância crescente em termos de negócios com a região Norte, Luanda”, destaca a companhia
Novidades também no médio curso com a TAP a prometer o reforço das frequências nas rotas europeias com mais procura, Genebra e Zurique. A rota de Genebra terá mais um voo por semana, aumentado de quatro para cinco frequências semanais, bem como Zurique, que cresce de três para cinco voos por semana.
Acresce que a capacidade para várias cidades europeias (Paris, Londres, Luxemburgo, Funchal) será também reforçada, passando a ser operadas exclusivamente em aviões Airbus, “promovendo uma maior consistência e qualidade do produto oferecido e um aumento de 10% na capacidade, em termos de assentos disponíveis”.
Finalmente, os aviões a hélice ATR deixam de ser utilizados na ponte aérea Porto – Lisboa, que no verão passará a ser exclusivamente servida por aviões a jato.
“A TAP passa a ter maior oferta à partida do Porto, otimiza os horários e a capacidade de ligação dos voos desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro e melhora significativamente a experiência de viagem de todos os passageiros com origem ou destino na “Invicta”, afirma a transportadora aérea portuguesa em nota à imprensa.
Foto: ANA-Aeroportos de Portugal