TAP, Galp e ANA assinaram acordo para fornecer combustíveis sustentáveis para aviação
O acordo, assinado na sexta feira, 22 de julho, visa promover a utilização de Sustainable Aviation Fuel (SAF) em larga escala, a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas sustentáveis.
A TAP, a Galp e a ANA-Aeroportos de Portugal celebraram uma parceria estratégica para o desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel).
Esta parceria, formalmente assinada numa cerimónia que contou com a presença da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, “está em linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa ‘RefuelEU Aviation’ que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050”, sublinha a companhia aérea, em nota à imprensa.
Para assinalar o acordo, partiu de Lisboa com destino a Ponta Delgada o primeiro voo em Portugal abastecido com SAF, a bordo de um Airbus 321neo, pintado com as cores retro da TAP e chamado “Portugal”.
Para este voo, o combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado com a alternativa fóssil. De acordo com a TAP, “a redução de emissões neste voo foi de 7,1 ton CO2eq, o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2”.
Numa primeira fase, o SAF utilizado nos voos da TAP vai ser fornecido pela produtora finlandesa Neste, mas a Galp quer passar também a ser produtora. Em conferência de imprensa, o presidente executivo (CEO) da Galp, Andy Brown, avançou que o objetivo é passar a produzir SAF, tendo a intenção de iniciar a produção de uma unidade no próximo ano.
“O combustível de avião sustentável tem a vantagem de oferecer um desempenho semelhante ao dos tradicionais e pode ser utilizado nos mesmos motores que o combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com uma redução de emissões que pode ir até 80%. O combustível SAF da Neste é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal”, explica a TAP em comunicado.
Além da descarbonização do transporte aéreo, o SAF permite potenciar a economia circular, aumentar a independência energética e a segurança do abastecimento. Além disso, sublinha a companhia aérea, “estes combustíveis podem ser utilizados de imediato pois mantém-se toda a infraestrutura de abastecimento existente e sem necessidade de adaptação da frota”.