TAP e Porto de novo “às avessas”
A TAP e o Porto estão mais uma vez “às avessas” devido ao mapa de voos de verão a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O Porto afiança que a companhia vai operar menos rotas, a TAP diz que duplica os voos.
Em comunicado emitido na tarde de sábado, 2 de abril, a TAP vem afirmar que a sua oferta à partida do Porto vai aumentar, que a companhia “tem vindo a investir cada vez mais no Aeroporto Francisco Sá Carneiro” e que, face ao ano passado, “duplicou o número de voos a partir do Porto”, apontando mesmo que vai realizar +98% de voos, dando seguimento a uma estratégia que vai manter-se até final do verão.
Sublinha ainda que “é a única companhia aérea a efetuar ligações transatlânticas a partir do Porto, transportando para o Norte do país passageiros do Brasil (Rio de Janeiro e S. Paulo) e dos Estados Unidos da América (Nova Iorque).”
“Este investimento ímpar de uma companhia aérea no Porto reflete-se em duas ligações para o Rio, três para S. Paulo e dois para Nova Iorque, todas as semanas”, afirma a empresa.
Recorde-se que o Jornal de Notícias tinha avançado, na manhã do mesmo dia, que a TAP vai operar menos sete rotas a partir do Porto, o que se refletia na oferta de menos 705 mil lugares. De acordo com o JN, desaparecem do Aeroporto Francisco Sá Carneiro as rotas para Amesterdão, Bruxelas, Barcelona, Madrid, Milão, Munique e London City, além de redução de oferta de lugares nas ligações a Genebra, Londres-Gatwick, Luxemburgo, Nova Iorque e Zurique. Diz também o JN que o Porto só vai ter reforço de lugares nas ligações para Lisboa, Funchal e Paris.
Sem citar nenhuma das rotas a que o JN aludia em artigo assinado pela jornalista Erica Nunes, a companhia veio realçar que “voa [à partida do Porto] agora 14 vezes por semana para o Funchal, 14 vezes para Londres e 21 para Paris, (…) quatro vezes para Genebra e Luxemburgo e três vezes para Zurique e Ponta Delgada”, além das “70 ligações semanais a Lisboa”.
Rui Moreira não se fez esperar para criticar a TAP
Perante esta notícia, a reação do presidente da Câmara do Porto não se fez esperar, vindo acusar o Governo de querer transformar a TAP numa “companhia regional” para servir o hub de Lisboa e de “abandonar mais uma vez” o aeroporto Francisco Sá Carneiro, considerando, assim, que a companhia não serve o norte.
Em declarações à Lusa, Rui Moreira considerou “péssimo para a região e para a cidade” a diminuição de rotas da TAP, afirmando que olha para a situação “com muita preocupação”, até porque, no momento atual “precisávamos que as companhias aéreas, e a TAP em particular, estivessem a atuar mais e a oferecer mais rotas a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro”.
Acusou mesmo a TAP de “distorção no mercado” porque “por um lado a TAP não vem ao Porto, por outro lado está a subsidiar o transporte ao aeroporto de Lisboa” estando a “reduzir a competitividade do nosso aeroporto e a limitar também as companhias aéreas que gostariam de vir ao Porto e que poderiam vir, não fosse essa concorrência desleal”.
O autarca diz também que os portugueses têm que pensar “se se sentem bem” em “pagar a fatura” para que o Governo transforme a TAP numa “companhia regional” para servir Lisboa.
Mas TAP e JN referem-se a situações distintas, já que o comunicado da empresa não refere número de rotas mas sim de voos e não fala em número de lugares. Fala de aumentos de frequências para vários destinos, como Funchal, Paris e Lisboa, por exemplo, e realça a oferta de voos transatlânticos, sem contradizer as informações veiculadas pelo jornal no que toca a supressão de rotas.