“Tanto” é a palavra-chave da nova campanha da Turismo Centro de Portugal
A Turismo Centro de Portugal apresentou esta terça feira, no Lumen Hotel and the Lisbon Light Show, em Lisboa, a sua nova campanha de comunicação com o claim “Centro de Portugal, um destino e tanto”. O evento contou com a presença do presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado e do administrador do Turismo de Portugal, Filipe Silva.
Da responsabilidade da agência Lobby Produtions, sedeada na Covilhã, a nova campanha de comunicação pretende retratar a grande diversidade que o Centro de Portugal tem para oferecer aos seus visitantes, como explicou Telmo Martins, CEO e diretor criativo da agência. Uma tarefa que o responsável classificou como sendo muito difícil porque uma tão grande diversidade de produtos, de experiência, de gastronomia, “é muito difícil de comunicar”.
O processo criativo, explicou, começou exatamente por tentar responder à pergunta “como é que vamos comunicar tanta diversidade?” e a resposta acabou por vir através de “uma palavra, a única capaz de representar o território do Centro de Portugal”, a palavra “tanto”, que a agência tentou explorar e ajustar a uma expressão popular. Daí que o claim da nova campanha de comunicação da Turismo do Centro seja “Centro de Portugal, um destino e tanto”. Porque, como também faz notar o teaser da campanha, há “tanto para mostrar que não sabemos como começar”.
A campanha começa a estar nos media online e offline a partir de dia 1 de junho, e estará patente também em muppies, leds, outdoors e meios digitais. A divulgação será feita, tanto a partir da campanha genérica como de algumas derivações sobre alguns dos produtos turísticos da região.
Reforçar o Centro de Portugal como primeiro destino para o turismo interno
Conforme sublinhou Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, a nova campanha, assenta, em primeiro lugar, num “pilar que é absolutamente estratégico: o posicionamento” da região. A nova campanha de comunicação assenta fundamentalmente, “na afirmação e na consolidação do Centro de Portugal como o primeiro destino para o mercado interno”, em linha com o rebranding da marca Centro de Portugal efetuado em 2014, que teve por base dois eixos estruturantes: “o país dentro do país, a marca da diversidade”.
O Centro de Portugal, reforçou Pedro Machado, tem vindo, e quer continuar, a trabalhar em parceria com o Turismo de Portugal “dentro de uma estratégia convergente com a ET 2027”, nomeadamente em temas como a sustentabilidade da atividade turística. Daí que a campanha tenha também a ambição de “espalhar as oportunidades de negócio por todo o território do Centro de Portugal”. A par da sustentabilidade económica, referiu-se também à sustentabilidade ambiental e à sustentabilidade social. Trata-se, no fundo, de uma “agenda para a sustentabilidade” a que, de acordo com Pedro Machado, a nova campanha de comunicação também se alia.
Além disso, prosseguiu, a nova campanha terá também a missão de “criar coesão territorial” e, neste sentido “queremos que todos os sítios que fazem parte desta vastíssima área geográfica que é o Centro de Portugal, tenham um contributo válido e objetivo para a indústria do turismo”, aproximando cada vez mais os índices de competitividade dos vários territórios, aproveitando até o facto de a Covid ter trazido para a “primeira linha da procura turística”, territórios que dela estavam afastados. Neste sentido, a campanha espelha novas propostas, disponibilidades e experiências que o Centro de Portugal tem agora para apresentar.
Aliada à campanha vem não só a ambição de reforçar o posicionamento do Centro de Portugal como primeiro destino para o mercado interno, mas também a de conseguir já este ano, que a região supere os número de 2019.
Já a finalizar, Pedro Machado declarou que “esta campanha vai marcar o papel que as Entidades Regionais de Turismo devem ter”, a de “serem, cada vez mais, a locomotiva a partir da qual se criam condições para a operação e para a captação de investimento que é cada vez mais decisiva para a competitividade dos territórios”.