Tânia Correia, da Bluetreasure: Sardenha “é um destino de elite, mas que eu aconselho sem dúvida a venderem”
Tânia Correia é proprietária da agência Bluetreasure, em Lisboa e uma das sete agentes de viagens que acompanhou a famtrip do operador turístico Viajar Tours à Sardenha, no início deste mês. Tendo sido a primeira vez que visitou esta ilha do Mediterrâneo, não tem dúvidas que vai aconselhar o destino aos seus clientes.
Disse-me que esta é a primeira vez que visita a Sardenha. O que é que achou do destino?
Achei o destino muito interessante, porque tem duas vertentes: a parte de praia e depois das montanhas no interior da ilha, onde se podem fazer vários tipos de atividades. Na minha opinião, para qualquer cliente que venha até à Sardenha, o ideal será fazer as excursões ou então alugar um carro e, por conta própria, conhecer as praias magníficas de areia branca e a sua água quente.
O programa do Viajar Tours tem três opções de alojamento. Pode dar-me a sua opinião sobre as unidades que visitámos?
Penso que temos aqui três opções para diversos tipos de clientes. Em relação ao Club Esse Palmasera Village Resort, em Cala Gonone, com classificação de quatro estrelas regular, talvez seja uma opção para um cliente que queira gastar menos dinheiro. A envolvente é bonita, tem um acesso à praia bom, tem uma vila junto à praia, onde o cliente não está limitado só ao hotel, ou seja, mesmo que não tenha alugado carro, facilmente sai do hotel e pode ir beber um copo, ou jantar fora, porque tem restaurantes perto. Mas será adequado a um cliente que não seja muito exigente, porque os quartos precisam de alguma renovação. Em relação ao menu apresentado no buffet penso que tinha variedade, peixe, carne, saladas, entre outros.
No entanto, para mim, de todos os hotéis que visitámos, o que mais gostei em relação às opções gastronómicas foi o IS Serenas Badesi, que acrescenta opções também vegan. Aliás gostei muito do hotel, pareceu-me um bom quatro estrelas. Penso que é um hotel para um cliente de classe média/alta, com quartos e decoração clean, nota-se que é um hotel mais recente, vocacionado para famílias porque tem uma parte de animação para as crianças, tem também um ginásio muito grande e acesso à praia – uma praia que é bastante comprida ao contrário das pequenas praias que fomos encontrando, embora com um mar um pouco mais revolto.
No Mangia’s Santa Teresa Resort, em Santa Teresa di Gallura, com classificação de cinco estrelas, quando cheguei gostei logo do espaço e para mim é maravilhoso – embora eu seja suspeita porque nasci na ilha da Madeira – tomar o pequeno-almoço com esta vista mar em frente. É um ambiente mais seletivo.
No entanto, no início fiquei preocupada com o restaurante, e com a limpeza de alguns quartos, onde se incluiu o meu mas foi-nos garantido que vão entrar mais funcionários. Na verdade, quando chegámos, o hotel estava aberto há poucos dias e todos nós sabemos que qualquer hotel quando abre, nos primeiros dias há sempre alguma coisa para ajustar. Ao dia de hoje, já no fina da viagem, posso dizer que mando para cá os meus clientes sem qualquer problema, porque realmente o buffet está muito bom, o ambiente está bom e a limpeza dos quartos melhorou.
Excursões à ilha Maddalena e à Córsega são aconselháveis aos clientes
Em termos de excursões tivemos oportunidade de ir visitar a ilha da Maddalena e o arquipélago e deslocarmo-nos até à Córsega. Pensa que são boas opções para sugerir aos clientes?
Sem dúvida. Penso que a excursão à ilha da Maddalena vale a pena, diria que é quase obrigatório que os clientes a façam e é um dia bem passado. O barco, mesmo para quem tem problemas de enjoo é muito agradável.
Visitámos uma ilha que tem javalis e que andam ao pé dos turistas sem qualquer tipo de problema. Fizemos três paragens fantásticas, com praias fantásticas e água quente. E tivemos oportunidade de ir à Córsega, porque tínhamos o dia livre. É uma hora de barco e o porto de embarque fica muito perto do Mangia’s Santa Teresa Resort, mas é possível os clientes que fiquem hospedados nos outros hotéis fazerem este passeio e penso que vale bem a pena, porque Bonifácio é lindíssimo, é uma cidade medieval, dentro das muralhas e o comércio estava todo aberto.
O facto de o charter do Viajar Tours para a Sardenha sair do Porto, para as colegas do Norte é bom. Para si, que tem a loja em Lisboa, faz diferença?
Há clientes que são recetivos à saída do Porto, até porque eu penso que nos próximos anos vamos ver muitos voos a sair do Porto e não de Lisboa. Como os agentes de viagens sabem temos estado a ter problemas com os slots em Lisboa, nomeadamente este ano já tivemos alguns charters para sair de Lisboa e que foram cancelados. Um deles foi alterado para sair do Porto, para Menorca, que era para sair em Lisboa e já tivemos voos charters cancelados, portanto eu penso que teremos de ser nós a incutir ao cliente a probabilidade de sair do Porto. Quando assim acontece é o cliente que paga a deslocação até ao Porto. Nesse sentido penso que os operadores turísticos poderiam tentar ver a possibilidade, por um valor mais reduzido, ou um desconto na CP, que o cliente vá até ao Porto sem ter de levar o seu carro e pagar parques de estacionamento.
“A Sardenha é um destino que não é barato, mas também é um destino diferente e há clientes que gostam de coisas diferentes”
Em relação ao preço do programa e à oferta que encontrou na Sardenha, é adequado?
A Sardenha é um destino que não é barato, mas também é um destino diferente e há clientes que gostam de coisas diferentes. Para aqueles que não querem fazer muitas horas de voo penso que é uma excelente alternativa, com vistas fantásticas, com boa praia e não é um turismo massificado, ao contrário das ilhas Baleares, por exemplo.
Tivemos a oportunidade de visitar a Costa Esmeralda onde almoçámos na Baja Sardinia e apesar de termos um shopping em Porto Cervo, com as marcas mais caras que existem, ali ao lado conseguimos almoçar por um valor idêntico ao de Portugal. Ou seja, temos zonas caras, mas também temos zonas com valores para o bolso dos portugueses.
Para os agentes de viagens que não vieram nesta famtrip, que conselhos lhes poderá transmitir para que possam dizer aos clientes?
Dizer sobretudo que o serviço na Itália é ligeiramente diferente ao serviço em Portugal e das Caraíbas, ou seja, não podemos comparar um serviço de Pensão Completa num hotel na Sardenha com a variedade de um Tudo Incluído nas Caraíbas. O valor é mais caro? É, porque é um destino de elite, mas que eu aconselho sem dúvida a venderem e a enviarem os vossos clientes até cá, porque acho que vão gostar, por toda a envolvência. Se possível com excursões ou com aluguer de carro.