Tailândia lança novo sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório a 1 de maio

O Departamento de Imigração da Tailândia vai lançar, a partir de 1 de maio, o novo sistema de Cartão de Chegada Digital da Tailândia (TDAC). Todos os visitantes estrangeiros devem submeter as suas informações de chegada eletronicamente antes de entrarem naquele país, seja por via aérea, terrestre ou marítima.
O TDAC faz parte da transformação digital dos procedimentos de imigração do governo tailandês e é administrado pelo Departamento de Imigração da Tailândia. O sistema foi concebido para agilizar o processamento nas fronteiras, reduzir a burocracia e aumentar a conveniência dos viajantes, substituindo assim o atual em papel para cidadãos estrangeiros.
O preenchimento do TDAC é obrigatório para todos os titulares de passaportes estrangeiros, incluindo turistas, viajantes de negócios e residentes de longo prazo. As exceções aplicam-se apenas a viajantes em trânsito ou transferência através da Tailândia sem passar pelo controle de imigração e àqueles que entram utilizando um Passe de Fronteira.
Os viajantes podem submeter o TDAC até três dias antes da data de chegada prevista ao país. Por exemplo, se a chegada for no dia 5 de maio, a submissão pode ser feita a partir de 2 de maio. O sistema estará disponível para submissões a partir de 28 de abril de forma a contemplar os viajantes que chegam na data de lançamento. O formulário encontra-se disponível no site oficial do Departamento de Imigração através do link.
Os viajantes podem submeter o TDAC individualmente ou como parte de um grupo através do portal. As informações podem ser atualizadas a qualquer momento antes da viagem, sendo que os detalhes necessários incluem informações do passaporte, dados pessoais e de viagem, alojamento na Tailândia e uma declaração de saúde básica.
Os residentes estrangeiros de longo prazo ou permanentes na Tailândia devem selecionar “Tailândia” na opção “País de Residência”, que estará disponível assim que o sistema for ativado.
Os viajantes que não conseguirem completar o TDAC antes da chegada e não tiverem acesso à internet no ponto de entrada serão assistidos em pontos de ajuda designados localizados nos postos de controlo de imigração. Esta assistência destina-se apenas a circunstâncias excecionais. Todos os viajantes são fortemente incentivados a completar o TDAC online antecipadamente para evitar atrasos e reduzir o congestionamento nos pontos de entrada.