Sustentabilidade é fator fundamental para as empresas no setor MICE

As empresas estão, cada vez mais, atentas ao fator ‘sustentabilidade’ na organização dos seus eventos, optando por ações sustentáveis como a procura de espaços de proximidade, a correta gestão do catering ou a sensibilização sustentável dos participantes, diz a Cunsultia Business Travel.
Os eventos sustentáveis, que refletem a crescente consciência ambiental das empresas, têm vindo a ganhar terreno um pouco por todo o mundo e Portugal não é exceção. De acordo com os dados da Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais e MICE, cada vez mais empresas solicitam aos organizadores de eventos corporativos que concedam prioridade à seleção de locais amigos do ambiente, sendo que muitos deles exigem a implementação de práticas sustentáveis durante os seus eventos.
Neste sentido, Renato Peña, diretor de MICE da Consultia Business Travel, sustenta que “as empresas estão particularmente atentas à sustentabilidade do seu evento corporativo e escolhem, na organização dos mesmos, empresas organizadoras que lhes possam trazer valor no domínio da sustentabilidade, incluindo os vários intervenientes ao longo de toda a cadeia de valor, como o transporte, o alojamento, os espaços para eventos, etc., que correspondam a esses pedidos.”
Proximidade dos destinos de um evento para reduzir a pegada de carbono, é uma das ações que faz toda a diferença em termos de sustentabilidade, avança a Consultia Business Travel, acrescentando que, no caso de os eventos serem realizados fora do local onde a empresa se situam “de todos os meios de transporte existentes, o comboio é normalmente o menos poluente de todos”.
As empresas estão também a valorizar, cada vez mais a gestão do catering, com a escolha a recair sobre produtos de origem local, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e uma gestão correta dos resíduos, através da quantificação exata dos participantes e do seu compromisso de presença.
Por outro lado, muitas empresas começam já implementam ações de comunicação interna que visam sensibilizar os seus colaboradores para o respeito pela natureza ou pela história do local visitado, pelas pessoas, a cultura, os costumes, a gastronomia e as tradições das populações locais.
Em suma, o setor MICE continua a crescer e tudo aponta para que seja uma tendência que se manterá nos próximos anos. No entanto, “a sustentabilidade entra no tabuleiro do jogo e torna-se uma peça fundamental nos eventos MICE”, conclui Renato Peña.
A empresa recorda que em março deste ano, Lisboa foi eleita, pela primeira vez, o Melhor Destino MICE. O prémio, referente ao ano 2023, foi anunciada na 4ª edição dos World MICE Awards que decorreu em Berlim, na Alemanha.
Foto: ©Crowne Plaza Porto – sala de reuniões