“Sustainability in tourism. #Timetoact” dá tema a 4º Cascais Tourism Forum
“Sustainability in tourism. #Timetoact” é o tema do Cascais Tourism Forum, que decorre no próximo dia 17 de maio, no Grande Real Villa Itália & Spa, em Cascais, a partir das 9h30.
Promovido pela ARHCESMO – Associação Regional dos Hoteleiros de Cascais e Estoril, Sintra, Mafra e Oeiras, o Cascais Tourism Forum vai já na sua quarta edição, depois de em anos anteriores ter debatido temas como “A transformação digital no Turismo”, “Saber Crescer faz Portugal Maior e “Celebrate is the New Cool”.
Nesta edição de 2022, estarão em análise a importância do propósito do setor realinhado com os desafios ESG (Environmental, Social and Governance), dar uma visão mais global dos estímulos que se colocam nas competências e estratégias de liderança sustentável para gerir o impacto climático das empresas do setor e dar visibilidade às oportunidades de financiamento e investimento.
Este fórum, que tem como público-alvo quadros de direção de todos os sectores da atividade turística, com responsabilidade na definição das estratégias empresariais e na sua operacionalização, conta com oradores de peso como Doug Lansky, consultor de turismo e keynote speaker baseado em Estocolmo, que passou 20 anos no estrangeiro como jornalista de viagens, editor e escritor contribuindo para publicações como The Guardian, Lonely Planet e Skift; Bernardett Papp, Investigadora sénior no European Tourism Futures Institute, em Leeuwarden, Frisia, Países Baixos e ainda Sérgio Guerreiro, chairman do Market Intelligence Group da European Travel Commission e vice-chairman do Comité de Turismo da OCDE e também diretor coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento e responsável pela área de inovação e empreendedorismo no Turismo de Portugal.
O Cascais Tourism Forum tem início marcado para as 9h30 com a sessão de abertura que contará com Adília Lisboa, presidente da Direção da ARHCESMO, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
“Rethinking Tourism” é o primeiro tema em cima da mesa a partir das 10h00, liderado por Doug Lansky, seguindo-se por volta das 10h30, Bernadett Papp com um estudo desenvolvido pela ETC: “Sustainable Travel in an Era of Disruption: Impact of COVID-19 on Sustainable Tourism Attitudes”.
A partir das 11h40 Sérgio Guerreiro modera o debate “Sustainability in Tourism. Time to Shift”, que conta com a presença de Susana Macedo (Turismo de Portugal), Rosa Costa (Turismo dos Açores) e Bernardo Corrêa de Barros (Turismo de Cascais).
Luís Veiga Martins, da Nova SBE e Sandra Carvão, da UNWTO encerram os trabalhos da manhã, com os temas “ESG in Tourism” e “Big Data for Better Tourism Policy, Management, and Sustainable Recovery from COVID-19”, respetivamente.
Carlos Abade, do Turismo de Portugal dá o arranque dos trabalhos da parte da tarde, às 15h00, com o tema “Empresas Turismo 360º”. “Sustainable Solutions” e “Financiamento da Sustentabilidade” estarão ainda a debate, seguindo-se o encerramento pelas 17h00 com a presença Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais. As inscrições poderão ser efetuadas através do link.