Super iate Friendship I da Pipadouro aumenta capacidade para viagens exclusivas no Douro
O Friendship I, super iate de 1957 que servia a Marinha inglesa e pertence à Pipadouro, viu ser aprovado o acréscimo de lotação para 16 passageiros e passa a disponibilizar duas suites nas propostas de turismo fluvial de luxo.
A navegar no rio Douro há 17 anos, o Friendship I tem sido alvo de minuciosas intervenções para garantir segurança e comodidade, sem abdicar do charme original.
“Este aumento de lotação do Frienship I é uma meta que ambicionávamos há algum tempo pois, embora a média de passageiros ronde as quatro a seis pessoas, temos registado uma crescente procura para a realização de eventos corporate. São cada vez mais os pedidos que recebemos por parte de empresas para programas exclusivos, sendo que as apresentações de vinhos, as receções a jornalistas ou a representantes das marcas de vinhos no estrangeiro são as solicitações mais recorrentes”, salienta a diretora de Operação da empresa, Ana Clara Silva.
O operador que introduziu o conceito de Vintage Wine Travel no mercado nacional privilegia o luxo e o conforto, promovendo o usufruto exclusivo de um barco histórico sem paralelo na região e alargando progressivamente o leque de opções ao dispor dos seus clientes.
O Friendship I era originalmente uma embarcação marítima destinada ao transporte de Almirantes da Marinha inglesa para os barcos de guerra. Após um longo período ao serviço da British Royal Navy, o barco foi adquirido por uma família italiana, que o viria a colocar à venda no Algarve, já em 2007. Foi nessa altura que Gonçalo Correia dos Santos, sócio fundador da Pipadouro, garantiu a embarcação e implementou o conceito de Turismo Fluvial de Luxo no Douro.
A empresa que opera a partir de um cais privado no Pinhão apresenta dois barcos classificados como Gentleman’s Vintage Boats: o Friendship I, e o Pipadouro II, um Vintage Boat com 30 pés de comprimento, datado de 1965.
Após ter batido um recorde de ocupação, com 1.455 passageiros a bordo do Friendship I e do Pipadouro II ao longo de 2023 (+18% do que no ano anterior, com 75% de clientes estrangeiros), o operador continua a diversificar a sua oferta e lançou recentemente o programa Vintage Wild Travel, propondo uma incursão no lado mais selvagem do Douro em viagem de charme até Barca D’Alva.
O leque de propostas exclusivas contempla ainda Um Dia no Douro, Almoço Vintage, Bed & Breakfast, Fim de Tarde, Jantar de Charme, Vintage Breakfast ou Wine with a View, para além das inúmeras possibilidades dos programas feitos à medida, e de partidas regulares entre o Pinhão e o Tua.