Stand de Portugal na FITUR um dos mais concorridos da feira
Inaugurada pelos Reis de Espanha, abriu portas esta quarta feira a 43ª edição da FITUR, onde Portugal está, uma vez mais, fortemente representado. O stand de Portugal, que acolhe as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 92 empresas, foi, neste primeiro dia, um dos mais concorridos.
Desde a abertura da FITUR, às 10h00, os profissionais presentes no stand de Portugal, que se localiza à entrada do Pav. 6, com grande visibilidade e facilmente identificável, não tiveram “mãos a medir”, tal foi o fluxo de visitantes que manteve, de forma regular, durante toda a manhã deste primeiro dia de feira. Não se tratava apenas de quem passava pelo stand já que tanto as bancas para contactos como as mesas direcionadas ao negócio estiveram sempre ocupadas.
Na FITUR 2023 integradas na área exposicional de Portugal, estão as sete Agências Regionais de Promoção Turística nacionais (Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa, Porto e Norte, além da Madeira e dos Açores), a que se soma a presença de 92 empresas, entre operadores turísticos e agências e viagens, hotelaria e outros alojamentos turísticos, DMC, empresas de animação turística, entre outras.
Apesar dos contactos e perspetivas de negócio estarem a ser positivas, há algumas preocupações a pairar sobre o trade de Portugal. Preocupações que passam pela situação que a TAP está a viver e também pelo facto de algumas regiões estarem prestes a ter uma descontinuidade ao nível das suas direções, dado que vários presidentes estão a finalizar os seus mandatos e serão substituídos, o que poderá levar a alterações de estratégia, fazendo temer pela continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
Outra das questões que está a preocupar tem a ver com a sustentabilidade que os empresários encaram como uma realidade embora alguns se sintam um pouco “perdidos”, sem saber muito bem como podem adaptar as suas unidades, com que custos e a quem os reportar.
Como é habitual na FITUR, a maior parte dos contactos desenvolve-se com o mercado espanhol, no entanto a feira, que é, assumidamente, uma das mais importantes do mundo, propicia negócio com muitos outros mercados, seja da Europa como do Brasil, dos Estados Unidos e muitos outros.
Grande evento do turismo internacional, a FITUR assume uma importância cada vez maior para a economia do país vizinho, o que motiva a visita, já tradicional, dos monarcas espanhóis que não se limitam a inaugurar o certame mas também o percorrem.
*O Turisver está na FITUR, em Madrid, a convite da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo