Spark Summit da Les Roches destaca impacto das novas tecnologias na Hotelaria

“O Impacto das Novas Tecnologias na Hotelaria Tradicional” foi o tema escolhido para debater durante aquela que foi a terceira edição do Spark Innovation Sphere Summit, que na passada semana reuniu cerca de 100 especialistas em hospitalidade e tecnologia, no campus da Les Roches Global Hospitality Education, nos Alpes suíços.
Para Pablo Garcia, diretor do Spark na Les Roches Crans-Montana, várias foram as mensagens-chave retiradas deste encontro, onde foram discutidos temas como tecnologias como a IA, robótica, VR, hologramas, Web3, entre outros.
“A tecnologia está aqui e não há como voltar atrás, precisamos de ser educados à sua volta, abraçá-la e conduzi-la. É uma cultura que precisamos de fomentar entre os estudantes de hospitalidade”, ressalvou o mesmo responsável, chamando a atenção para o facto de o objetivo da Inovação não ser “apenas a tecnologia”, mas também “facilitar a vida aos colaboradores e clientes”.
Outra das mensagens-chave do Spark Innovation Sphere Summit para Pablo Garcia é que a “inovação e a sustentabilidade andam juntas”, ou seja, “precisamos de inovação e de inovadores para criar soluções de apoio a um desenvolvimento sustentável”.
“A tecnologia não irá substituir o ser humano; irá aumentar o seu valor” e ainda “a inovação não se trata apenas de tecnologia; é um processo inato ao ser humano” foram também indicadas pelo mesmo responsável como algo a reter deste encontro, sem esquecer que a “Covid 19 mudou a nossa sociedade”, que vive agora “realidades híbridas”.
“Os ambientes empresariais em constante mudança fazem parte desta realidade. Não importa que tipo de indústria seja, todas as empresas precisam de repensar a forma de proporcionar a melhor experiência ao cliente”, sublinha.
Para Carlos Díez de La Lastra, CEO da Les Roches, “uma colaboração entre a indústria, as instituições de ensino e instituições públicas, atores privados e start-ups, é o fundamental para criar um ecossistema forte que procure acrescentar valor às empresas, colaboradores e clientes”.
Recorde-se que com Spark, a Les Roches criou uma plataforma de inovação mundial para apoiar a inovação hoteleira que engloba soluções de pré-incubação e incubação para empresários que estão a conceber e a entregar ideias revolucionárias ao setor hoteleiro e turístico.