Sonhando apesenta-se como operador de confiança na Bestravel com um índice reclamações baixo e respostas rápidas
O operador turístico Sonhando esteve presente na XIX Convenção da Bestravel, em Lagos, onde José Manuel Antunes (diretor-geral) e Fernando Bandrés (diretor comercial), falaram da relação de proximidade e confiança que existe entre o operador e as agências da rede. A gestão das reclamações e a programação da Sonhando para este ano foram outros temas abordados.
Antes da apresentação dos produtos Sonhando, o diretor-geral do operador, José Manuel Antunes agradeceu aos agentes de viagens presentes a confiança depositada no produto da Sonhando que se refletiu num aumento de aproximadamente 70% nas vendas efetuadas pela rede Bestravel, apesar de em 2023 o operador ter colocado menos produto no mercado, nomeadamente por via do destino Cuba não ter feito parte da programação.
José Manuel Antunes referiu a relação de maior proximidade que o operador tem hoje com os agentes de viagens, afirmando esperar que essa relação de proximidade continue e se acentue durante este ano, e que as vendas do produto da Sonhando pelas agências Bestravel continuem a reforçar-se.
Coube depois ao diretor comercial do operador, Fernando Bandrés, fazer a apresentação da programação. Uma apresentação que denominou de “Conectando Sonhos ” justificando que “na Sonhando somos às vezes mais sonhadores do que operadores”.
Começando pelos resultados de 2023, referiu que o número de passageiros transportados cresceu 4,84% face a 2022, com a faturação a aumentar 1,75%. A discrepância de valores entre o aumento do número de passageiros transportados e da faturação ficou a dever-se ao facto, de em 2022 a Sonhando ter tido uma “grande operação para Timor”, operação de valores elevados por passageiro, que não existiu o ano passado. Desta forma, e comparando o que é comparável, ou seja, retirando o efeito Timor, o número de passageiros terá subido 1,47% no número de passageiros e crescido cerca de 1,70% em faturação.
“A performance da Bestravel foi muito boa”, afirmou, com “um crescimento de 50% no número de passageiros e de 71% na faturação”. O Top 3 dos destinos mais vendidos pela rede Bestravel foi constituído, segundo informou, pela Tunísia, Porto Santo e Zanzibar.
Fernando Bandrés referiu-se às reclamações, afirmando que “em 2023 tivemos apenas 67 reclamações, no total de 3.765 files” com um tempo médio de resposta ás reclamações de oito dias. Sublinhou a propósito que o índice de satisfação dos clientes atingiu 98,22%”
Falando da relação de parceria com as agências de viagens, Fernando Bandrés afirmou que na sua base está a confiança, considerando que para a venda de um produto conta a confiança que os agentes depositam nele e em quem o coloca no mercado. Neste âmbito referiu-se às reclamações, afirmando que “em 2023 tivemos apenas 67 reclamações, no total de 3.765 files” com um tempo médio de resposta «as reclamações de oito dias. Sublinhou a propósito que o índice de satisfação dos clientes atingiu 98,22%.
O índice de satisfação dos agentes de viagens relativamente ao operador “é muito similar”, disse o diretor comercial da Sonhando tendo precisado que este atinge “os 98%”, com o tempo médio de resposta a cifrar-se em “2,66 dias”.
“Quando temos uma reclamação tentamos dar uma resposta muito atempada porque pensamos que isso é meio caminho andado para que o cliente fique menos zangado connosco”, frisou o responsável.
Relativamente a 2024, a Sonhando e a Bestravel são parceiros estratégicos Bestravel “para três destinos” da programação do operador. Um destes destinos é Monastir, na Tunísia, para onde voa às segundas-feiras em voo regular da Tunisair, à partida de Lisboa, em que a Sonhando tem lugares garantidos. Já em termos de charters e para o mesmo destino, a operação é à partida do Porto, com voos às segundas e quartas-feiras. Parceiro principal nesta operação é a cadeia hoteleira Iberostar, que representa cerca de 70% das vendas do operador para este destino tunisino.
Outro destino que entra na parceria estratégica com a Bestravel é Hurghada, no Egito, que o ano passado apenas foi operado à partida do Porto e que em 2024 vai contar com dois voos, um com partidas de Lisboa às sextas-feiras e outro com partida do Porto às segundas-feiras.
Como novidade da programação deste ano é El Gouna, a cerca de 40 minutos de Hurghada que “é considerada a Vilamoura de Hurghada” por ali se encontrar o segmento mais elevado da hotelaria.
Porto Santo com crianças sem pagamento até aos 16 anos no Vila Baleira
A completar os destinos em que Sonhando e Bestravel são parceiros estratégicos está Zanzibar, na Tanzânia, com voo aos domingos à partida de Lisboa com a companhia aérea Hi Fly, tal como aconteceu em 2023, ano de estreia deste destino em voos charter. Também como o ano passado, os voos, tanto na ida como no regresso são noturnos, pelo que o cliente aproveita oito dias completos no destino.
Fernando Bandrés deu também algumas informações sobre a restante programação do operador, a começar pela operação de Páscoa para Djerba à partida de Lisboa nos dias 22 e 29 de março.
Relativamente à programação de verão, começou por Porto Santo, para onde foi alterado o dia da operação que passa a ser aos domingos, tanto de Lisboa como do Porto. A nível hoteleiro, trata-se de uma operação que tem como base um acordo entre o operador e a Vila Baleira, que este ano traz algumas novidades como o alojamento grátis até aos 16 anos, e algumas alterações ao nível dos regimes alimentares Tudo Incluído e Tudo Incluído Plus. Fez também notar que o centro de talassoterapia do Vila Baleira estará encerrado durante aproximadamente um ano, para obras – informação importante para aqueles que tencionavam ali fazer tratamentos durante a estada.
Outra informação relativamente ao destino Porto Santo reside no facto de a Sonhando não programar este ano o Pestana Colombos.
Quanto à Tunísia, Djerba vai ter voos de Lisboa e do Porto, sendo que a operação de Lisboa vai começar a 18 de maio e haverá um segundo voo de reforço para o mercado do norte.
Já no que se refere a destinos operados em voo regular, Frenando Bandrés começo pelo Golfo da Guiné, destacando São Tomé e Príncipe, em voos da TAP e da STP Airways, tendo como novidade, na ilha do Príncipe, a possibilidade de alojamento na Quinta de Santa Rita, que permitirá ao cliente que não tem tantas possibilidades económicas também possa ir a esta Ilha. Ainda no Golfo da Guiné, a Sonhando continua a oferecer os Bijagós.
Brasil, para onde o operador tem lugares na TAP, Cuba com a Air Europa, Cancun co a TAP, Maurícias e Maldivas, são outros destinos que constam da oferta da Sonhando. O último, Maldivas, considerado “produto estrela”, conta este ano com novidades em termos de alojamento.