Sonae Sierra e PGIM lançam joint venture e anunciam aquisição de primeiro hotel no Porto
A Sonae Sierra e a norte-americana PGIM, um dos maiores gestores de imobiliário do mundo, acabam de lançar uma joint venture na área da hotelaria e anunciam a aquisição do primeiro hotel no centro do Porto, com abertura prevista para a segunda metade de 2024. Lisboa e Algarve estão também nos objetivos da empresa.
Esta joint venture inclui também a equipa de gestão operacional na área da hotelaria da Iberian Hospitality Solutions (IHSP), liderada por Gonçalo Batalha, “marcando mais um passo na estratégia de diversificação da Sierra, tanto do ponto de vista setorial (hotelaria) como do tipo de investimento (ativos de hotelaria value-add) e tem como objetivo um valor bruto de ativos (GAV) de €200 milhões”, como se pode ler no website do grupo.
A primeira aquisição, como referimos, já aconteceu e trata-se de um hotel de categoria superior a uma curta distância das principais atrações da cidade do Porto. Apesar do nome do mesmo não ter sido divulgado, a Sierra tem como objetivo “que se torne uma referência no mercado turístico do Porto”, estando “mais três ou quatro oportunidades em pipeline”, segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, em conferência de imprensa. Porto, Lisboa e Algarve estão nos planos da empresa, que deverá mais tarde estender-se a Espanha.
O mesmo responsável fez ainda saber que a preferência recai “em hotéis que já existam”, reposicionando-os em diferentes segmentos: “Mais do que a construção, o foco está no reposicionamento de hotéis já em operação”, explica.
A joint venture visará hotéis de dimensão considerável em destinos turísticos consolidados e irá procurar implementar estratégias para maximizar a criação de valor.
“O mercado hoteleiro e de lazer é, desde há muito tempo, um setor fundamental para a economia ibérica. Portugal é um dos principais mercados hoteleiros do sul da Europa, atraindo uma procura internacional crescente, e com potencial significativo decorrente de melhorias na qualidade da oferta para satisfazer as exigências da procura internacional”, começou por afirmar Nabil Mabed, Head of France, Spain and Portugal na PGIM Real Estate, acrescentando que na atual conjuntura, “os investidores procuram investimentos que acrescentem valor, que ofereçam proteção face à inflação e que gerem fluxos de caixa para obterem retornos atrativos. A nossa estratégia tem como objetivo consolidar os operadores locais e melhorar a qualidade da oferta para os hóspedes. A nossa parceria com a Sonae Sierra e a IHSP e a aquisição do primeiro hotel no Porto confirmam as nossas perspetivas positivas para a região e a estratégia preconizada.”
Também Luis Mota Duarte, Chief Financial Officer and Executive Director, Investment Management na Sierra, avançou estarem “muito satisfeitos por nos associarmos à PGIM Real Estate e à equipa de Gonçalo Batalha, com quem vemos uma oportunidade para executar uma estratégia evidente de criação de valor no segmento europeu da hotelaria, reunindo as nossas distintas capacidades de investimento e de gestão de ativos. Este é o nosso primeiro veículo dedicado à hotelaria, o que comprova a nossa ambição de cobrir o espetro completo de classes de ativos e setores com competências específicas, incluindo a nossa recente aquisição no Porto”.