Soltrópico lançou programação de fim de ano para Madeira e Porto Santo em evento conjunto com a AP Madeira
A Soltrópico e a AP Madeira realizaram esta terça-feira, no Posto de Informação Turística da Madeira em Lisboa, o Arraial de São João – Porto Santo. O evento, que juntou agentes de viagens, proporcionou uma imersão na gastronomia e cultura da ilha Dourada e foi palco para anunciar as novidades da programação do operador para este destino.
À margem do evento, Sandro Lopes diretor de vendas da Soltrópico, falou com a imprensa do trade sobre a operação verão para a Madeira e o Porto Santo, tendo afirmado que “está a correr bem, dentro do normal”, embora “como é lógico” haja neste período “um maior volume de vendas para o Porto Santo”.
Sandro Lopes, lamentou, no entanto, o facto de este ano, estarem a existir “algumas dificuldades no que concerne a tudo o que é slots no aeroporto de Lisboa” o que obrigou o operador “a fazer uma adaptação na programação”, e a “dividir a alocação que tínhamos prevista de Lisboa entre sexta, sábado e domingo”, o que “trouxe-nos algumas dificuldades acrescidas”.
Não obstante, afirmou, “estamos a conseguir ter uma boa ocupação”, o que deixa o operador “muito contente” porque esta é “uma operação que queremos muito continuar e aumentar caso a capacidade hoteleira em Porto Santo nos permita”.
Pormenorizando a operação e as adaptações feitas à partida de Lisboa, Sandro Lopes precisou que “temos dois voos do Porto ao domingo, e de Lisboa também tínhamos previsto ter dois voos ao domingo, mas infelizmente, pela questão do aeroporto, temos uma parte no domingo, outra no sábado e outra na sexta”. A propósito explicou que “não se trata dos normais lugares de garantia em que podemos devolver caso não vendamos, são lugares que estão garantidos e que se tratam como se fosse um charter normal”, sendo que “de Lisboa trabalhamos apenas com a TAP”.
Inquirido sobre se houve alguma dificuldade na contratação de alojamento para o verão, dado a procura pelo destino ser grande nesta época, o diretor de vendas da Soltrópico referiu que como “já temos um histórico de contratação com os operadores hoteleiros há muitos anos, é natural que consigamos bloquear o espaço necessário para protegermos toda a capacidade aérea que temos. É lógico que com a entrada de operadores aéreos como a easyJet, ou até os voos domésticos ou os voos interilhas da Binter, se sinta cada vez mais pressão sobre a hotelaria”.
Ainda assim, continuou, “em termos dos hotéis mais vocacionados para as férias das famílias que permitem um all inclusive ou que permitem estar mais em cima da praia, eu diria que nós, e os restantes operadores, temos salvaguardado o nosso espaço por todo o histórico que nós temos feito ao longo dos anos”.
Já “nos hotéis ou nas pousadas mais do centro da vila, não temos dificuldade em ter esse produto com disponibilidade durante algum tempo. Basicamente, assim que lançamos esses produtos, vendemo-los, e passado um mês ficamos sem essa disponibilidade”.
Sando Lopes adiantou ainda que ao nível de reservas para a Madeira e o Porto Santo, “neste momento estamos cerca de 10% acima do ano passado”.
“Para o fim do ano, em parceria com a Viagens Abreu, a Soltrópico vai, pela segunda vez, ter um voo para o Porto Santo à partida de Lisboa, “um produto que tem tido algum crescimento, também porque o Funchal tem cada vez mais procura e as famílias portuguesas também procuram outras opções dentro deste ambiente de clima muito ameno”
Para o fim do ano, em parceria com a Viagens Abreu, a Soltrópico vai, pela segunda vez, ter um voo para o Porto Santo à partida de Lisboa, “um produto que tem tido algum crescimento, também porque o Funchal tem cada vez mais procura e as famílias portuguesas também procuram outras opções dentro deste ambiente de clima muito ameno”, avançou o responsável, acrescentando que isso “é positivo”, até porque o “Porto Santo permite ter um programa de três noites com algumas atividades e com um período de descanso bastante interessante”.
A programação vai abranger todos os hotéis do Porto Santo “mas maioritariamente sabemos que a procura poderá recair sobre hotéis que permitem o tudo incluído ou que tenham uma festa mais alargada, como é o caso do Vila Baleira, que permite usufruir de um tudo incluído ou apenas do pequeno almoço e tem a festa até mais tarde, com fogo de artifício no areal”
Já na operação para o fim do ano no Funchal a Soltrópico estará sozinha. A operação, com um voo de Lisboa e outro do Porto, não é nova mas “é a primeira vez que temos as partidas no dia 28 de dezembro e não no dia 29. Era normal fazermos de 29 de dezembro a 2 de janeiro, mas este ano decidimos apostar nas saídas a 28 e regresso a 1 de janeiro.
Quanto a outros destinos além da Madeira, e fazendo um balanço das vendas para o verão, o responsável disse que “começámos o ano e tivemos um sentimento de muita surpresa pelas vendas antecipadas decorrerem a um ritmo tão elevado. Em maio sentimos que o ritmo tinha estagnado um pouco” mas “neste momento, estamos a crescer a dois dígitos de uma forma geral”.
“Temos alguns destinos de verão que ainda precisamos de trabalhar para compor mais, nomeadamente Marrocos, mas de resto são produtos que estão perfeitamente em linha com a nossa expectativa, com a felicidade de ter arrancado muito bem, o que nesta fase nos dá algum conforto”, concluiu Sandro Lopes.