Sobrevivência das empresas marítimo-turísticas está em causa, diz APECATE

O alerta foi dado esta quarta feira pela APECATE que aponta como razão a escalada de preços dos combustíveis. A Associação aponta medidas para minorar o problema.
Em comunicado emitido esta quarta feira, a APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos alerta o Governo para o facto de a escalada dos preços do combustível “estar a colocar em causa a sobrevivência das empresas que, após dois anos de pandemia, estão com graves dificuldades para conseguir resistir e manter a sua capacidade operacional”.
Perante este cenário, a APECATE propõe algumas medidas que poderão minorar o problema deste setor dos Eventos e Animação Turística, a começar pela necessidade de reduzir a taxa de IVA que impende sobre os combustíveis.
Ainda em sede de IVA, a APECATE propõe a possibilidade de “dedução do IVA dos combustíveis, nomeadamente da gasolina, à coleta, quando estes são necessários para efetuar as atividades de Animação Turística e Marítimo Turística”
A criação da “gasolina verde” à semelhança do que existe no gasóleo (isenção de ISP) e a redução do IVA para 6% nas atividades para as empresas do setor dos Eventos e Animação Turística, são outras das propostas avançadas pela APECATE.
“Caso não existam medidas para mitigar este problema, iremos assistir a um aumento significativo nos preços das atividades, diminuindo a capacidade das nossas empresas em operar e continuar a prestar os serviços turísticos, nomeadamente do setor dos eventos e da animação turística”, alerta a Associação.