Sob o mote da sustentabilidade: Congresso da AHRESP já tem programa

O Convento de São Francisco, em Coimbra, vai receber, nos dias 14 e 15 de outubro, o congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que este ano se subordina ao tema “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”. O programa do evento foi revelado esta terça feira pela Associação.
Com seis dezenas de oradores divididos em 20 sessões paralelas e duas sessões plenárias, o congresso vai contar com intervenções de personalidades como a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, de Luís Marques Mendes, que abordará o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?” e, no encerramento, contará com a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Turismo, Rita Mendes.
Antes da abertura, o evento terá duas sessões paralelas que, pelas temáticas escolhidas, serão mais “locais”: “Coimbra tem cada vez mais encanto para o Turismo?” e “Gastronomia do Centro de Portugal – o que está a acontecer?”.
Para a sessão de abertura estão marcadas intervenções de Carlos Moura, presidente da Direção da AHRESP; José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal e António Costa Silva, ministro da Economia. Por confirmar está a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Após a abertura, o congresso vai dividir-se em mais sessões paralelas, onde serão abordados temas como “Que futuro para as acessibilidades em Portugal?”; sustentabilidade económica; fiscalidade; otimização da gestão; responsabilidade social e laboral; a influência do digital na vida das empresas; desenvolvimento e capacitação dos profissionais e importância do marketing no turismo, entre outros. Em foco estará também o papel da “Tasca” como identidade internacional da restauração portuguesa.
O congresso contará ainda com workshops de vários parceiros da Associação.
Pode consultar o site do congresso e o respetivo programa aqui.