Sob o lema “Pilares da Hotelaria e Turismo” XX Congresso ADHP reúne-se a 21 e 22 de março em Aveiro
Sob o mote “Pilares da Hotelaria e Turismo”, o XX Congresso da ADHP realiza-se a 21 e 22 de março no Centro de Congressos de Aveiro para analisar as principais tendências da hotelaria. O congresso será também palco da entrega dos Prémios Xénios 2024.
Da formação executiva à análise de dados, passando pelos eventos e pela aviação, serão muitos os temas que serão abordados durante os dois dias de trabalhos do XX Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), onde será também colocada em perspetiva a direção hoteleira no contexto global de um setor turístico cada vez mais integrado e interdependente.
“Hoje, falamos de uma hotelaria 360° que já não se circunscreve ao âmbito da simples atividade hoteleira, mas opera em articulação profunda com toda a envolvente do setor turístico, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP. Por isso, acrescenta, “para o nosso XX Congresso, quisemos colocar em debate esta relação, procurando contribuir para uma discussão alargada sobre o papel que os diretores de hotel assumem numa indústria mais integrada”.
“Trazemos para cima da mesa a formação, os eventos, a aviação e a análise de dados, com o objetivo de enriquecer este debate antigo sobre os pilares de valor da hotelaria e pensarmos, em conjunto, como esses pilares se adaptam ao novo paradigma e ao futuro da hotelaria”, diz ainda Fernando Garrido.
Programa do Congresso
O congresso arranca no dia 21 de março, às 14h30 com a sessão de abertura, que contará com as intervenções do presidente da ADHP, Fernando Garrido, do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do presidente do Turismo do Centro, Raul Almeida, e do presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.
O primeiro painel terá lugar às 15h30, com o tema “O impacto do ‘evento-marca’ para o destino”. José Ribau Esteves (presidente da CM de Aveiro), Pedro Machado (presidente da ARPT do Centro de Portugal), Lídia Monteiro (Turismo de Portugal) e Nuno Ferreira (Guia Michelin) vão discutir a forma como os destinos podem capitalizar grandes eventos para dinamizar e qualificar o turismo local.
O painel que dá nome ao Congresso, “Pilares de valor da hotelaria” terá início pelas 16h30, tendo Jorge Aníbal Catarino (JAC) como keynote address. Mariano Faz (AHM), Miguel Caldeira Proença (Hoti Hotéis) e Timo Gangl (Covivio Hotels) vão conversar sobre os principais alicerces de valor na hotelaria com base nas suas experiências em funções de direção.
Segue-se a palestra “Decifrar L.Í.D.E.R.”, a cargo de Alexandre Monteiro, autor do best-seller “Os segredos que o nosso corpo revela”.
O dia encerra com o habitual jantar e cerimónia de entrega dos Prémios Xénios 2024, que reconhecem e premiam os melhores diretores de hotel e parceiros de negócio.
O segundo dia de Congresso, 22 de março, tem início às 10h00 com o painel “A importância da formação executiva no contexto de trabalho internacional”. Carlos Díez de La Lastra (Les Roches Global) será responsável por uma intervenção inicial a que se seguirá um debate com os presidentes de quatro associações europeias de diretores de hotel, Fernando Garrido (ADHP – Portugal), Manuel Vegas (AEDH – Espanha), Bartolo d’Amico (ADA – Itália) e Jürgen Gangl (HDV – Alemanha), que trocarão impressões sobre a importância da formação executiva em cada um dos respetivos mercados.
Às 11h45 será vez de debater a relação entre hotelaria e análise de dados. Moderado por Luís Brites (Clever Hospitality Analytics), que apresentará um estudo levado a cabo pela empresa, o painel “Hospitality data trends for 2024” juntará Nuno António (ITBase e NOVA IMS) e Sérgio Guerreiro (Turismo de Portugal, NOVA SBE e NOVA IMS) para uma discussão aprofundada sobre o papel da ciência de dados no sucesso da operação hoteleira.
Às 14h45, a ADHP Júnior, secção juvenil da associação, fará uma intervenção sobre a importância dos jovens para a hotelaria.
O último painel do dia, às 15h00, vai incidir sobre “A importância da aviação no destino”. José Lopes (easyJet), Francisco Pita (ANA Aeroportos de Portugal), António Moura Portugal (RENA) e Sofia Lufinha (TAP) compõem o grupo de oradores que vai debater a relevância das ligações aéreas para o sucesso do ecossistema turístico de um destino.
Às 16h15 terá lugar a entrega de diplomas do CEDH, seguida pela conclusão das sessões de trabalho.
O encerramento do Congresso está agendado para as 17h00, com intervenção do presidente da ADHP, Fernando Garrido.
O programa completo poderá ser encontrado aqui.