Sob o lema “Fazer!” Congresso da APAVT nos Açores será quase um “dois em um”

Este ano, o 47º Congresso da APAVT, que vai ter lugar em Ponta Delgada (São Miguel, Açores), de 8 a 11 de Dezembro, terá como tema uma única palavra: “Fazer!”, uma escolha demonstrativa do espírito da Associação, assente na decisão e na realização. Tema e logótipo foram apresentados sexta feira, 30 de setembro, num encontro com jornalistas promovido pela Direção da APAVT.
Depois de o congresso do ano passado ter tido como tema “Reencontro”, este ano, a APAVT volta a escolher para lema do congresso uma única palavra: “Fazer!” Sobre esta escolha, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de viagens e Turismo afirmou que se trata de uma palavra que “identifica um sangue que é muito nosso (…) que está muito ligada a realização, a construção”. E exemplificou: “Nós estamos a edificar um quadro diferenciador para as agências da APAVT, que está muito ligado à realização e à construção. Não andamos a falar de sustentabilidade só, estamos num processo complexo e difícil de realizar com uma empresa de certificação internacional em práticas de sustentabilidade. Não andámos apenas a falar de serviço, acabámos de concluir o processo de certificação Checked by DECO”.
“Mais do que nunca, são as associações que fazem a diferença, são as empresas que constroem e fazem a diferença, são os colaborados que realizam e fazem a diferença”, disse Pedro Costa Ferreira, sublinhando que “sentimo-nos confortáveis a desafiar políticas de anúncio em lugar de atos de realização”. Por isso, este será um congresso essencialmente dedicado a olhar o futuro pelo que, nos painéis, os congressistas serão desafiados a falarem “menos do que tem corrido pior – apenas o necessário para expressarem o que é que temos que fazer melhor”, com o que a APAVT espera “contribuir para uma política muito mais de realização e com muito menos momentos de anúncio”.
Neste sentido, Pedro Costa Ferreira declarou mesmo que “estamos muito dispostos a fazer do tema do congresso (Fazer!) a nossa prática de intervenção nos próximos anos: construir construir, construir…decidir e realizar”.
Agentes de viagens terão sessão exclusiva alargada
Mais do que a reunião magna do setor das viagens, o congresso da APAVT volta a assumir-se como “um congresso de turismo organizado por agentes de viagens” o que significa, conforme sublinhou o presidente da Associação, Pedro Costa Ferreira, que “continua a não ser um congresso exclusivo dos agentes de viagens, sob o ponto de vista das suas temáticas e do ponto de vista da adesão dos congressistas”, pelo que no evento irá, uma vez mais, ser feito, “um ponto de situação do turismo como um todo e uma tentativa de olhar para o turismo como um todo”, sendo também “uma tentativa de olhar para o futuro” do turismo.
Ainda assim, esclareceu o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, “há um vetor do congresso direcionado para questões técnicas” que serão abordadas numa sessão exclusiva para os agentes de viagens que acontece porque o número de agentes de viagens que aderem ao congresso “é cada vez mais elevado”. Daí também que este ano este espaço de análise e debate exclusivo para os agentes de viagens seja alargado: começará no almoço de dia 10, já sem congressistas e irá prolongar-se durante todo esse dia, explicou Pedro Costa Ferreira.
Sobre os temas que ali poderão estar em cima da mesa, o presidente da APAVT focou os processos de certificação, nomeadamente na área da sustentabilidade e na área do serviço ao cliente como “temas centrais desta reunião”. Haverá também espaço para fazer o balanço do que foi feito pela direção no último ano e para trocar opiniões sobre as áreas de intervenção e as dificuldades que os associados poderão sentir para o próximo ano.
O alargamento deste espaço exclusivo para os agentes de viagens justifica-se pelos número que se esperam atingir ao nível da participação destes no congresso. Para já, disse Pedro Costa Ferreira, as inscrições correm “a bom ritmo”, com uma previsão de ultrapassar os números do ano passado, em termos de agentes de viagens. Tanto assim que, acrescentou, a Associação tinha reservado um hotel só para os agentes de viagens “mas já estamos a reservar um segundo hotel porque o primeiro está completamente esgotado.
Um congresso para olhar o futuro
No que toca ao programa de trabalhos, o congresso irá dedicar um painel aos Açores, onde serão abordados os desafios que se colocam ao destino que recebe o congresso da APAVT pela quinta vez. Como também é habitual, haverá um momento de networking dedicado ao destino, em que os agentes de viagens poderão ficar a conhecer in loco algumas atrações do destino, o que acontecerá na tarde do segundo dia do evento.
Menos focada no setor e mais no país e no seu crescimento será a sessão de abertura do congresso, com o que se pretende “dotar os congressistas de um pensamento mais geral e global”, enquanto os painéis se irão debruçar sobre os grandes desafios, como a necessidade de diversificação do produto, de novos mercados e mais território e dos desafios do destino Açores.
Entre os oradores já confirmados, contam-se, no painel do crescimento, o ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira, Nadim Habib, professor na Nova SBE e Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal.
Confirmadas estão também as participações do presidente da SATA, Luís Rodrigues, assim como Álvaro Covões, diretor da EverythingIs New, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Catarina Valença, especialista em Património Cultural, Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo, Turismo de Portugal, e Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution. Está também confirmado como orador, na sessão de encerramento, o presidente da ECTAA.