Sintra tem um novo tesouro para descobrir
Trata-se do Palácio Biester, mais conhecido como Chalet Biester, que pela primeira vez abre ao público. O imóvel, do sec. XIX vai estar acessível para visitas a partir de 30 de abril e traz consigo um mundo de estórias e fantasias.
Ergue-se no início da Serra de Sintra, na Estrada da Pena e é bem visível, rodeado de arvoredo, a partir do Palácio dos Mouros. O Palácio Biester (também conhecido desde os anos de 1800 como Chalet Biester), rodeado de estórias e lendas, com interiores que parecem saídos de contos de fadas, foi agora recuperado e vai abrir pela primeira vez ao público no próximo dia 30 de abril.
O seu estilo arquitetónico ímpar, seu misticismo, o denso parque que o rodeia e até as estórias que sobre ele se contam, levou a que o palacete tivesse sido escolhido pelo cineasta Roman Polanski para filmar a sua longa-metragem de 1999, A Nona Porta, com Johnny Depp e Frank Langella.
A integração do imóvel nos parques e monumentos sintrenses disponíveis para visita representa uma oportunidade única de conhecer um palácio do histórico século XIX essencialmente intocável no que diz respeito à arquitetura, à decoração e às obras de arte seculares que nele habitam. Várias zonas do Palácio e do Parque oferecem uma vista privilegiada para o Castelo dos Mouros, ao mesmo tempo que a alguns minutos da entrada de baixo se pode encontrar a mística Quinta da Regaleira.
A sua edificação remonta às duas últimas décadas do século XIX, mas o misterioso e fascinante lugar do Palácio Biester na paisagem sintrense poderia fazê-lo figurar no ideário romântico de Lord Byron, o trabalho arquitetónico ímpar, a exuberância dos detalhes, uma decoração onde pontificam os entalhados, os frescos e os vitrais, tornam a casa tão mística quanto as famílias que nela se juntaram.
A isto se alia a capela, a biblioteca e outros espaços que perpassam a religiosidade e a mística dos templários a par com a conhecida apetência dos primeiros proprietários para as históricas com seres fantásticos e temas pagãos.
Tudo isto irá fazer com que o Palácio Biester se torne um atrativo mais na oferta sintrense. As visitas vão custar 10€ por adulto, metade para seniores (66 a 79 anos) e jovens (dos 6 aos 12). Até aos seis anos as visitas são grátis, como também a partir dos 80. Os bilhetes familiares (2 adultos + 2 jovens) têm um custo de 25€.