Sinalética dos percursos pedestres no Pico reforçada
A ilha do Pico, no arquipélago dos Açores, tem a partir de agora implementada sinalética referente ao Plano Rápido de Intervenção e Socorro (PRIS) em 10 dos seus percursos pedestres.
Uma medida que tem vindo a ser implementada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo, por forma a qualificar, recuperar e valorizar vários percursos pedestres oficialmente homologados e integrados na rede regional, visando a melhoria contínua da respetiva qualidade e segurança.
O PRIS consiste na implementação de postes numerados e georreferenciados de 500 em 500 metros, ao longo dos percursos e tem como objetivo criar pontos facilmente identificáveis pelas autoridades de socorro, diminuindo o tempo de ação em situações de resgaste.
Atualmente, a rede de percursos pedestres do Pico conta com 13 trilhos homologados e uma extensão total de 115 km. Foram intervencionados 88 km na implementação do PRIS e todos os percursos pedestres da ilha estão operacionais e abertos à prática do pedestrianismo.
O PRIS prevê também a formação e qualificação das entidades com responsabilidade nas ações de resgate, bem como ações de divulgação junto dos diversos agentes turísticos e população em geral.