Setor reage à escolha de Pedro Machado para secretário de Estado do Turismo
O setor do turismo começou a reagir à escolha de Pedro Machado para secretário de Estado do Turismo do XXIV Governo Constitucional, não poupando elogios. A par da CTP (ler aqui), também a AHETA e o Turismo do Centro enviaram à imprensa notas de congratulação, mas foram também várias as personalidades que reagiram através das redes sociais.
Em comunicado enviado à imprensa, a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve “congratula-se com a nomeação do Dr. Pedro Machado, como secretário de Estado do Turismo”
Embora lamentando que ainda não tenha sido desta vez que o Turismo que o Turismo tenha ascendido a Ministério, Hélder Martins, presidente da AHETA, sublinha que “quer o ministro da Economia, quer o secretário de Estado do Turismo são verdadeiros conhecedores do setor e muito terão a contribuir para o contínuo desenvolvimento desta atividade”
Afirmando que Pedro Machado, enquanto presidente da Região de Turismo do Centro, desenvolveu “um trabalho notável, em termos nacionais e internacionais, podendo assim aplicar a sua forma de abordar o turismo, no contexto nacional” a AHETA afirma a sua “total disponibilidade” para colaborar com os novos responsáveis da tutela e aproveita para recordar a urgência de resolver os problemas do turismo algarvio.
Reconhecimento do compromisso e dedicação
Para o Turismo Centro de Portugal, a escolha de Pedro Machado representa “o reconhecimento merecido do compromisso e dedicação incansáveis” com que o agora SET se tem dedicado desde há largos anos ao turismo.
Recordando que foi sob a sua liderança que “a visibilidade da região cresceu de forma contínua e notável, alcançando resultados históricos em termos de visitantes e receitas turísticas, e consolidando a sua posição como um destino turístico de excelência”, a entidade afirma que “o novo Secretário de Estado do Turismo levará agora para o Governo do país a paixão que sempre colocou ao serviço da região Centro. A experiência acumulada e o conhecimento profundo dos desafios enfrentados pelo setor serão ativos valiosos e a melhor garantia de que o Turismo tem à frente a pessoa certa”.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, expressa o seu entusiasmo com a nomeação de Pedro Machado: “Foi com um enorme sentimento de orgulho que soube da nomeação de Pedro Machado como Secretário de Estado do Turismo. O empenho com que liderou a Turismo Centro de Portugal foi fundamental para o sucesso e para o crescimento notável da região. Agora, em funções nacionais, continuará a promover o crescimento e a excelência da atividade turística em todo o país, levando mais longe e tornando mais forte a marca Portugal”.
Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, escolheu o Facebook para se referir à escolha do novo secretário de Estado do Turismo. Num “post” onde cumprimenta também a madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar, Bernardo Trindade deixou a seguinte nota dirigida ao novo SET:
“Ao Pedro, companheiro de setor há tantos anos, desejo que possa trazer a sua experiência, centrando a importância do setor na ação governativa. Tem já um desafio: a lei 33/2013 que regula o funcionamento das entidades regionais de turismo, produziu muita reflexão e crítica por parte dos destinatários. Poderá agora concretizar essa reforma, reforçando a autonomia das entidades regionais com meios compatíveis a essa ambição. Assim o desejamos…”
“Grande dia para o turismo”. Foi assim que Vitor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo se expressou através da rede social Facebook, sobre a escolha de Pedro Machado para liderar a Secretaria de Estado do Turismo, pouco depois de ter sido divulgada a lista de secretários de Estado do novo Governo.
Para Vitor Silva “não podia haver melhor escolha para secretário de Estado do Turismo do que a de Pedro Machado, de quem fui colega nas presidências das ERT do Centro e do Alentejo e também nas presidências das respetivas ARPT”. O responsável da ARPT do Alentejo lembrou também a “cumplicidade profissional” e a “amizade” que o liga ao novo SET “há quase 20 anos”.