Setor das viagens e turismo em Portugal “entra na ‘Era de Ouro’”, afirma o WTTC

Novos dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelam que o setor de viagens e turismo de Portugal deverá continuar a crescer em 2025, mantenho um desempenho histórico ao nível da sua contribuição para a economia. As perspetivas de crescimento estendem-se ao longo da próxima década.
Apósa quele que foi considerado pelo WTTC como um ano histórico para o setor do turismo em Portugal, em que foram superados todos os recordes em termos de contribuição económica, emprego e gastos dos visitantes, a actividade turística deverá continuar a crescer em 2025.
De acordo com o mais recente Estudo de Impacto Económico (EIR), desenvolvido em colaboração com a Oxford Economics, prevê-se que o setor das Viagens e Turismo em Portugal contribua este ano com 62,7 mil milhões de euros para a economia nacional, representando 21,5% do PIB e superando o pico de 2019 em quase 38%.
Paralelamente, espera-se que o setor crie 1,2 milhões de empregos em todo o país; mais 200.000 do que o recorde anterior, significando que quase um em cada quatro empregos em Portugal, serão no setor do turismo e viagens.
Segudno os dados tornados públicos pelo World Travel & Tourism Council, a projeção é de que os gastos dos visitantes internacionais cresçam para 33,1 mil milhões de euros, enquanto os gastos domésticos deverão atingir os 22,9 mil milhões de euros, um crescimento de 24,2% e 59,5% face aos níveis de 2019, respetivamente.
“Estas projeções para 2025 baseiam-se num desempenho extraordinário em 2024, quando o setor de Viagens e Turismo de Portugal atingiu os seus níveis mais elevados alguma vez registados”, sublinha o WTTC.
O organismo recorda que o ano passado o setor contribuiu com 60,6 mil milhões de euros para a economia, o equivalente a 21,3% do PIB nacional, e gerou 1,2 milhões de empregos, o equivalente a quase 23% do emprego total. Os gastos dos visitantes internacionais subiram para 31,8 mil milhões de euros, enquanto o turismo interno contribuiu com 22,2 mil milhões de euros, marcando recordes históricos para ambos os indicadores.
Um Olhar para 2035
A perspetiva de longo prazo do WTTC aponta para um potencial ainda maior nos próximos anos. Até 2035, prevê-se que o setor das viagens e turismo em Portugal contribua com mais de 74,6 mil milhões de euros para o PIB, representando 22,6% da economia nacional, e que sustente 1,4 milhões de empregos, “reforçando o seu papel como motor vital de oportunidades económicas e de desenvolvimento social”.
Os gastos dos visitantes internacionais poderão atingir os 40,6 mil milhões de euros, enquanto os gastos nacionais deverão aumentar para 25,8 mil milhões de euros, “confirmando o papel central do setor na estratégia económica de longo prazo de Portugal”, sublinha o WTTC.