Sete regiões e 52 empresas mostram Portugal na FITUR
A partir desta quarta-feira, 19 de Janeiro, até dia 23, Portugal volta a mostrar-se na FITUR, em Madrid. A presença portuguesa faz-se com sete regiões e 52 empresas turísticas, para além do Turismo de Portugal. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vai também estar presente no certame.
Para o Turismo de Portugal, a presença naquela que é uma das mais importantes feiras de turismo do mundo resulta de um “visível esforço coletivo de retoma”, sublinhando que este ano “a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior”.
Portugal apresenta-se na feira de turismo de Madrid com um stand de 682 metros quadrados “concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira”, realça o Turismo de Portugal, avançando que ma oportunidade será “apresentado ao mercado espanhol o projeto ‘Viagem a Portugal Revisited’ que, no âmbito das comemorações do centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais”.
“Nessa mesma ocasião será também revelado o nome do escritor espanhol que participa no projeto”, que “resulta da parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago e será uma das âncoras de promoção do Turismo Literário em 2022”, lê-se numa nota do Turismo de Portugal.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques vão deslocar-se a Madrid não apenas para visitarem o stand de Portugal e reunir com empresas e trade nacional mas também para estabelecerem contactos com os principais ‘players’ do mercado”.
Para a secretária de Estado do Turismo, citada na nota enviada pelo TP “a presença do Turismo de Portugal na 42.ª edição da Fitur tem como principal objetivo reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo provocada pela crise pandémica”, acrescentando que “o mercado espanhol é uma das grandes apostas em 2022″.
“Apesar do contexto pandémico e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 763,4 mil hóspedes que geraram 1.686 mil dormidas (3º neste indicador)”, avança a mesma nota onde se sublinha que esta tendência se manteve em 2021 ano em que, até Novembro, o número de hóspedes espanhóis foi de 1.058,9 mil (mais 35,7% que em novembro de 2020) e as dormidas ascenderam a 2.444,5 mil, um valor 41,7 % superior ao verificado em novembro de 2020.
A edição deste ano da Fitur vai receber quase 7.000 empresas de 107 países, contando com seis centenas de expositores.