SET acredita que ano turístico será melhor do que 2023
O atual ano turístico deverá ser melhor que o de 2023, apesar da baixa procura por parte dos portugueses. Esta é a perspetiva de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que esta quinta-feira, 11 de julho, esteve no Algarve na apresentação do projeto de expansão da Marina de Portimão.
Segundo o governante, a “relativa baixa da procura” por parte do mercado nacional é contraposta pelos “mercados internacionais” que “estão a reagir muito positivamente”, relembrando os dados de junho divulgados nesta última segunda-feira que indicam o forte crescimento do setor.
À margem da apresentação do projeto de expansão e segurança da Marina de Portimão, – que prevê a criação de 30 novos postos de amarração, parte dos quais para barcos até 50 metros de comprimento – Pedro Machado sublinhou o crescimento de mercados como os Estados Unidos, para firmar que isso “significa que há hoje uma apetência maior para estes mercados de longa distância”. A propósito, relembrou que Portugal tem estado a reforçar as ligações aéreas com países como o México, a Coreia do Sul e o Egito.
Recorde-se que o projeto de expansão da Marina de Portimão tem um investimento estimado entre os 12 e os 14 milhões de euros, prevendo-se a colocação de sistemas de energias renováveis e a instalação de dois quebra-mar, para suster a ondulação de Sul e aumentar a segurança dos barcos atracados na marina.