Serviço de “shuttle” para a Lagoa do Fogo em São Miguel está de regresso

O serviço de “shuttle” de acesso aos pontos de interesse da área de visitação do Vulcão do Fogo, na Ilha de São Miguel, nos Açores, está de regresso entre 15 de junho e 30 de setembro.
Esta iniciativa do Governo dos Açores, através Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que surgiu para facilitar o acesso a este que é um dos principais pontos de atração turística daquela ilha, vai já no terceiro ano consecutivo e está disponível entre as 09h00 e as 19h00, todos os dias da semana, incluindo feriados nacionais, regionais ou municipais, sendo gratuito para residentes nos Açores e com um custo de 5€ para não residentes a partir dos seis anos.
Durante o período acima referido, o acesso à estrada entre a Caldeira Velha (Ribeira Grande) e a Casa da Água (Lagoa) ficará condicionado a todos os veículos, excetuando os de empresas de animação turística, agências de viagens, táxis e cidadãos residentes.
Os autocarros têm saída prevista a cada 30 minutos de cada uma das bases e os passageiros, com o mesmo bilhete, podem decidir fazer apenas um ou os dois itinerários, sair do autocarro numa das paragens e retomar o percurso quando quiserem.
A Linha Vermelha tem início na Caldeira Velha (Ribeira Grande), passando pelo Miradouro da Bela Vista, Pico da Barrosa, Miradouro da Lagoa do Fogo e regresso à Caldeira Velha. Já a Linha Verde tem início junto à Casa da Água (Lagoa), passando pelo Pico da Barrosa, Miradouro da Lagoa do Fogo e regresso à Casa da Água.
Os bilhetes podem ser adquiridos previamente online, através do link, e nos estabelecimentos turísticos da ilha de São Miguel aderentes ao sistema de venda respetivo.
As empresas de animação turística e agências de viagens, que oferecem ‘tours’ que incluem a Área de Visitação do Vulcão do Fogo (inclusive o miradouro da Lagoa do Fogo), bem como táxis, não necessitam de recorrer ao serviço ‘shuttle’, tendo ao seu dispor os parques de estacionamento ao longo do percurso, sujeitos às condições de utilização.
Recorde-se que, em 2024, foram vendidos 61.400 bilhetes, um aumento de 3,8% face ao ano anterior.