Senegal é o novo destino bandeira da Solférias
O operador turístico Solférias deu esta segunda feira,em Lisboa, o “tiro de partida” do roadshow “Solférias on the Moove”, em que apresenta aos agentes de viagens a sua programação de verão.
Em declarações à imprensa do trade, à margem do evento, Sónia Regateiro, diretora de Operações da Solférias, começou por referir-se à programação da Páscoa, para dizer que “está muito bem vendida e há bastante tempo”, estando o operador a comercializar agora apenas os lugares que ainda restam de bloqueio na Emirates para o Dubai e para as Maurícias. Isto significa que “a Páscoa foi um sucesso”, principalmente no que toca a Cabo Verde para onde a Solférias, aparte dos voos regulares da TAP, conseguiu “encher três aviões charter, em partilha com a Soltrópico e com a Abreu”.
Para Cabo Verde, e no que toda à ilha do Sal, o operador mantem uma operação charter “corrida” que se inicia a 2 de abril e vai até final de outubro, com partidas de Lisboa e do Porto. A partir de junho haverá um reforço de mais dois aviões de Lisboa e outros tantos do Porto. Ou seja, “este verão, vamos contar com três voos de Lisboa, dois à sexta feira e um ao sábado, e também três do Porto, sendo um ao sábado e dois ao domingo”, explicou Sónia Regateiro, sublinhando que em todos os casos os voos são partilhados com a Soltrópico e com a Abreu.
Para a Boavista a oferta centra-se nos voos regulares da TAP, com partida ao sábado, de Lisboa.
“Destino em destaque este verão será o Senegal, para onde o operador tem um charter exclusivo, de Lisboa e Porto, com início a 6 de junho e prolongando-se até final de setembro”.
Destino em destaque este verão será o Senegal, para onde o operador tem um charter exclusivo, de Lisboa e Porto, com início a 6 de junho e prolongando-se até final de setembro. A aposta no Senegal, que o operador quer dar a conhecer ao mercado português, conta com a parceria da cadeia RIU que vai abrir o primeiro cinco estrelas em Pointe Sarène, a sul de Saly, que vai funcionar em regime de Tudo Incluído, 24 horas. “Queremos muito fazer do Senegal o novo destino bandeira da Solférias”,afirmou, a propósito a diretora de operações da Solférias, sublinhando tratar-se de um destino de proximidade, a quatro horas de distância, e que à praia junta a cultura e a natureza.
Egito é aposta forte para o verão
Outra aposta forte da Solférias para este verão é o Egito, com uma operação, também exclusiva, para Hurghada, à partida de Lisboa e do Porto, com início em Junho e que termina a 19 de setembro.
A programação para este ano inclui ainda a Disney, que “é mais um sucesso de vendas” até porque está a ser comemorado o 30ºaniversário do parque, e o Brasil que “começou a retomar em Dezembro”, com o réveillon a ser “um sucesso”. A partir de então, disse, “todos os meses vendemos Brasil” e “estamos a trabalhar para voltar a colocar o Brasil no top of mind dos portugueses”.
A TAP não ficou de fora da conversa, com Sónia Regateiro a confirmar que “a relação da TAP com os operadores turísticos alterou-se do dia para a noite, face ao que era antes da pandemia”. A nova gestão, afirmou, “tem tido uma postura muito colaborativa com o trade” o que “permitiu voltarmos a conversar com a TAP” e a “vender muito TAP”.
Além dos charters, o operador coloca no mercado uma oferta forte em voos regulares, para destinos mais longínquos, como Maldivas, Dubai, Seychelles, Maurícias, destinos que, segundo Sónia Regateiro, “estão com um nível de vendas muito interessantes”, em alguns casos “acima de 2019”.
A responsável frisou, a propósito, que há destinos para os quais ainda não abriram as vendas, como a Tailândia e Cuba. No último caso, as vendas abrirão dia 2 de abril, com o operador a colocar no mercado opções para Havana e Varadero, em voos regulares e Cayo Coco, em charter, com o operador Sonhando.
BTL muito positiva para a Solférias
Sobre a BTL que terminou domingo, Sónia Regateiro confessa que foi muito positiva para a Solférias que, no que toca a vendas, superando os números de 2019 em dois dígitos. Foi, disse, “uma surpresa muito agradável”, até porque “vendemos um bocadinho de tudo: Cabo Verde, Disney, Senegal, Egito, Tunísia, Saidia, Porto Santo, Madeira”.
O aumento dos combustíveis e, por via dele, a subida das tarifas da aviação é algo que preocupa porque “mexe no bolso das famílias”. Por isso, a responsável diz esperar que “tal como as companhias aumentam tarifas quando os combustíveis estão em alta, também as baixem quando os preços do fuel estiverem mais baixos”. Exemplo da subida das tarifas são os voos de Cabo Verde que “para o mês de abril já aumentaram 20€ nas partidas do Porto e 40€ nas de Lisboa”, refletindo-se no preço dos pacotes.
Depois de Lisboa, onde reuniu cerca de 150 agentes de viagens, o “Solférias on the Moove” ruma agora ao Porto, onde esta terça feira vai ter lugar no Hotel Porto Palácio com 240 agentes inscritos, e no dia seguinte, 23 de março, vai estar em Coimbra, no Vila Galé Coimbra, onde deverão estar cerca de 100 agentes.