Seminário e jantar assinalam 25 anos da Licenciatura em Turismo do Politécnico de Viseu
Os estudantes do 3º ano da Licenciatura em Turismo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), estão a organizar as comemorações dos 25 anos deste curso, com dois eventos: um jantar a 22 de novembro e o Seminiário (Re)Encontros, a 3 de dezembro.
O primeiro, será um jantar comemorativo, que irá ter lugar na Quinta do Barreiro, e destina-se aos diplomados do curso, aos atuais estudantes e demais membros da comunidade académica.
O segundo momento, o seminário (Re)Encontros, que irá decorrer no Auditório da ESTGV, contando com a participação de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que irá falar sobre as novas tendências do turismo.
O evento segue com o painel “Alumni: de volta a casa”, composto por vários diplomados de Turismo que “regressam a casa” e vêm falar das suas experiências e sucessos profissionais. A ideia é mostrar as múltiplas saídas que o curso de Turismo dá aos seus licenciados e dar exemplos de casos de sucesso, como é o caso de Sandra Cunha (Mazaltur – agência de viagens), Lídia Carvalho (Lavanda Hotels), Naír Chaves (professora do ensino secundário e superior e guia-intérprete), Nuno Neves Sousa (Wine Concept: o Distribuidor de Histórias); Joana Barros (Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto); Victor Martins (empresário da restauração), Cláudia Ferreira (Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva) e Simão Santos (TAP Air Portugal).
Após o relato das experiências dos ex-alunos, segue-se um momento de animação, com a Tunadão e o evento termina com um momento gastronómico, a “Viagem dos Sabores”, onde não irão faltar iguarias regionais e produtos endógenos.
Para além da comemoração do 25º aniversário do curso, estes alunos assumiram um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, sendo ambos os eventos sustentáveis e solidários. Os estudantes estão a fazer uma angariação de fundos, com o objetivo de apoiar a Associação MOG (Movimento Oncológico Ginecológico).
Quanto à sustentabilidade, estão a ser implementadas várias ações, nomeadamente relacionadas com a valorização de negócios e produtos regionais e endógenos. Um dos exemplos é a presença, em ambos os eventos, do recentemente premiado pastel de São Miguel do Mato. Este doce, também conhecido como “apaia”, foi o grande vencedor do Programa de Aceleração em Gastronomia e Recursos Endógenos, no âmbito do Vouzela FoodLab.