Seixal apresenta projetos ‘Surf City’, ‘Marina’ e Hotel Mundet na BTL
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/02/stand-seixal.jpg)
O concelho do Seixal vai apresentar três projetos inovadores no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa, a 28 de fevereiro, às 17h00. Marina do Seixal, Surf City e Hotel Mundet são os investimentos que serão revelados, durante a inauguração do espaço do Município do Seixal, no pavilhão 2 da FIL.
O Surf City será criado na zona de Vale de Milhaços, junto à Fábrica da Pólvora, tratando-se de um centro urbano em torno do surf, com um parque temático com piscina de ondas artificiais, escolas de surf e centros de treino de alto rendimento. Terá ainda um hotel, um clube de praia, um centro médico, lojas, espaços culturais, áreas de lazer, restaurantes e pubs. Associado ao projeto, será criada uma zona urbana, um parque para atividades de lazer e desporto ao ar livre com campos de jogos, parque infantil, pumptrack e skatepark e um anfiteatro para a realização de eventos.
Quanto à Marina do Seixal estende-se desde o antigo cais fluvial do Seixal até à rotunda da Avenida MUD Juvenil, junto aos estaleiros da Navaltagus. Inclui a instalação de um restaurante no antigo cais fluvial, um porto para 320 embarcações, uma zona comercial, estacionamento e ainda o Centro Náutico do Seixal e a Casa dos Pescadores. Um projeto que pretende requalificar toda a zona ribeirinha e dotá-la de infraestruturas de qualidade para usufruto da população e de quem visita a região.
O terceiro projeto está relacionado com o Hotel Mundet, uma unidade hoteleira que está a ser construída no Seixal, mais precisamente no local onde um dia operou aquela que foi considerada uma das fábricas de cortiça mais importantes do mundo – a L. Mundet & Sons, que lhe dá nome. Esta unidade hoteleira, que terá em conta a memória do espaço fabril ligado à cortiça, será um quatro estrelas com estacionamento subterrâneo, business center, spa, health club, um restaurante, piscina, rooftop e bar.
Para Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, “com uma atratividade crescente em termos de turismo e com uma oferta cada vez maior, de qualidade e mais diversificada, o Seixal é um concelho apelativo e que convida a usufruir dos agradáveis espaços públicos e de lazer, da cultura, do desporto, da gastronomia”, acrescentando que o “crescimento da atividade turística tem sido potenciado pela estratégia de promoção e divulgação prosseguida pela autarquia, designadamente através da divulgação de tudo aquilo que o concelho tem para oferecer aos seus visitantes através da participação nos mais diversos eventos e certames, como é o caso em concreto, da BTL”.
O Município do Seixal estará representado ainda no stand conjunto da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, espaço de valorização e desenvolvimento das potencialidades turísticas dos municípios da região, e na BTL Cultural, evento de partilha e divulgação da cultura, onde estará em destaque o Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, um dos núcleos do Ecomuseu Municipal do Seixal. Será ainda apresentado no auditório da BTL Cultural, no dia 2 de março, às 15h30, o filme documental de Mário Sirgado sobre este espaço, seguido de debate com Eduardo Palaio, responsável pelo Espaço Memória.