SC Investments tem 200 ME para investir em PMEs portuguesas

A SC Investments, holding de investimento que resultou da reorganização da antiga Sonae Capital, tem 200 milhões de euros para investir a longo prazo e apoiar ativamente o desenvolvimento das PMEs portuguesas com potencial de crescimento e de criação de valor, incluindo na área do turismo.
A empresa pretende aplicar o montante em aquisições e movimentos de consolidação em novos setores de atividade e em negócios onde já esteja presente, contribuindo para o reforço da posição de liderança dessas empresas em Portugal e aceleração do crescimento a nível internacional.
A SC Investments acumula 17 anos de atividade e mais de 30 transações, detendo atualmente ativos nas áreas da operação hoteleira, das quais fazem parte as marcas Editory e Aqualuz, e do fitness, como os ginásios Solinca e Element. O atual portefólio gera um volume de negócios de 130 milhões de euros e emprega 1.600 colaboradores.
“A nossa ambição é apoiar a transformação de pequenas e médias empresas portuguesas, reforçando a liderança do mercado nacional e acelerando a expansão internacional. Para isso, contamos com um acionista sólido e uma equipa experiente, que trabalha em estreita colaboração com as equipas de gestão para alavancar as competências dos negócios e fomentar a inovação e a criação de valor sustentável para todos. A SC Investments quer contribuir para o fortalecimento do tecido empresarial português, promovendo o crescimento da economia nacional”, avança Hugo Canelas, CEO da SC Investments.
A SC Investments aposta numa gestão ativa do portefólio, seja através do crescimento dos negócios existentes, seja por via de novas aquisições. O funcionamento da holding inspira-se nas melhores práticas do modelo de private equity, mas com um foco diferenciador na criação de valor ativa via iniciativas comerciais e operacionais, beneficiando da experiência e know-how que decorrem da sua equipa e do ADN do seu acionista Efanor.
A política de investimento prevê a possibilidade de analisar oportunidades em todos os sectores de atividade, destacando-se os setores nos quais o grupo Efanor não está diretamente presente, existindo um foco em empresas saudáveis com posições de liderança em nichos do mercado doméstico e potencial de internacionalização. O investimento pode envolver a aquisição da totalidade do capital, parcerias com posições maioritárias ou, em situações estratégicas, participações minoritárias significativas.
A SC Investments atua na área do fitness através da sua participada SC Fitness, que é líder de mercado em Portugal com mais de 70 ginásios em funcionamento, sob as marcas Solinca e Element, e que têm mais de 190 mil membros ativos. E, através da participada SC Hospitality, a holding está também no setor do turismo, onde acumula uma experiência de mais de 30 anos. Esta área opera atualmente 12 unidades em Portugal, incluindo hotéis no Porto, Lisboa, Lagos, Viana do Castelo, e já em 2025, concretizou a expansão para a Madeira. A SC Hospitality inclui um plano de expansão ambicioso, tanto no número de unidades como na diversificação de formatos e modelos operativos (desde leasing a fees de gestão).