Savoy Signature quer superar este ano em 10M€ o volume de negócios de 2022
Em 2022, o volume de negócios da Savoy Signature situou-se nos 70 milhões de euros, tendo sido “um dos melhores [anos] de sempre ao nível da faturação”. Um resultado que o grupo espera ultrapassar este ano, sendo expectável que o volume de negócios chegue aos 80 milhões, segundo adiantou o administrador comercial da Savoy Signature, Ricardo Farinha.
Coleção de seis hotéis – quatro no Funchal (Savoy Palace, Royal Savoy, Gardens, e NEXT) e dois na Calheta (Saccharum e Calheta Beach) –, a Savoy Signature viveu em 2022 um ano bastante positivo, já que a maior parte dos meses “foram os melhores de sempre a nível de faturação”, disse o administrador comercial da Savoy Signature, Ricardo Farinha, que justificou os resultados com o facto de o ano “ter sido muito bom” e de só em 2019 “termos incluído o Savoy Palace na estrutura”.
“Demos um grande salto a nível de faturação, chegámos aos 70 milhões de euros em volume de negócios”, sendo que só o Savoy Palace contribuiu com cerca de metade deste valor, ou seja, 35 milhões, adiantou Ricardo Farinha, que falava numa conferência de imprensa no Funchal, na sexta feira, 24 de fevereiro. Para os restantes 35 milhões de euros, o Saccharum, na Calheta, contribuiu com metade desse valor.
No que se refere a mercado, na Calheta o primeiro é a Alemanha, enquanto no Funchal é o Reino Unido, como Ricardo Farinha a especificar que “No Palace, o mercado alemão nem sequer representa um quarto do mercado do Reino Unido”. O mercado nacional ocupa o segundo lugar nas unidades do Funchal mas o responsável colocou a tónica no mercado dos Estados Unidos que no Palace ascendeu já a terceiro mercado mais importante.
Os segmentos também diferem em função do tipo de oferta de cada uma das unidades da coleção. Só no Funchal, naquilo que internamente é denominado como “Quartier Savoy Signature” e que inclui os dois Savoys e o NEXT, há três targets diferenciados que podemos definir como luxo moderno no Palace, luxo clássico no Royal e público jovem e mais vocacionado para as tecnologias, no NEXT.
As reservas diretas são o principal meio pelo qual chegam hóspedes aos hotéis do grupo, seguindo-se as reservas através das OTAs e só depois a tour operação que, nas unidades da coleção “está muito abaixo da média do mercado”, embora tenha ainda muito peso em mercados como o britânico, alemão, escandinavo e francês.
Para a Savoy Signature, o ano de 2022 foi também o ano de lançamento de dois novos projectos, concretamente, o restaurante Pau de Lume, no Savoy Palace, “a abertura mais recente a nível de restauração na nossa coleção” e o Calhau Beach Club, no Saccharum (Calheta).
Objetivo 2023: atingir 80M€ de faturação
Para o ano em curso, a perspetiva é atingir um volume de negócios da ordem dos 80 milhões de euros (mais 10 milhões do que em 2022) só na área de hotelaria e de 100 milhões incluindo a área do imobiliário, o que significa que 2023 “continuará a ser um ano de crescimento”.
Neste momento, e para a maioria dos meses, as reservas realizadas este ano, estão acima das que se verificavam em igual período dos anos de 2019 e 2022 “sobretudo com mais receitas”, sublinhou o administrador comercial, explicando que, mesmo para meses em que as reservas estão abaixo, a faturação está acima, fruto da estratégia comercial de ajustes de preços que o grupo está a levar a efeito.
Para atingir a meta proposta ao nível de volume de negócios, a Savoy Signature vai pôr este ano em prática um “ambicioso” plano comercial, para o qual foi estipulado um investimento de dois milhões de euros. O objetivo passa, de acordo com Ricardo Farinha por “consolidar alguns dos mercados” como os Estados Unidos e o Brasil que “apesar de não serem mercados naturais para a Madeira, foram mercados em que investimos nos últimos anos” no âmbito de uma estratégia de aposta em “turismo de alta contribuição”, explicou o responsável.
Resultado do investimento que foi feito naqueles mercados, no Savoy Palace o mercado dos Estados Unidos já destronou o alemão e está “pelo mesmos em sétimo ou oitavo lugar” nas restantes unidades da coleção, ou seja, “muito à frente da média do destino” Madeira.
Nota: Na conferência de imprensa estiveram também Graça Guimarães, diretora de vendas da Savoy Signature; Saleta Marquez diretora de experiência do cliente e inovação; Silvia Dias, diretora de marketing e relações públicas e Noelia Reis, assessora da administração.
O Turisver deslocou-se à Madeira a convite da Savoy Signature