Satisfeita com decisão sobre o novo aeroporto CTP pede celeridade
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) vê como muito positiva a solução do Governo para o novo Aeroporto da região de Lisboa noticiada esta quarta feira, mas diz que “peca por tardia” e pede agora que “o processo seja célere”.
Em comunicado, o “A nossa persistência finalmente vingou. Esta é uma decisão que responde às exigências feitas pela CTP ao longo dos últimos anos e que só peca por tardia. É uma excelente notícia para o país e para os portugueses”, afirma Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.
Apesar de satisfeita com a decisão, a Confederação do Turismo quer agora que os processos corram de forma “célere”, que rapidamente se “passe das palavras aos atos” porque o Aeroporto da Portela já não faz face à procura e Portugal não pode estar à espera de um novo aeroporto por mais meio século.
“A solução anunciada é boa, mas agora esperamos para ver, porque só acredito quando vir as máquinas no terreno. Já andamos nisto há 50 anos e continuamos com o mesmo aeroporto, que como já se viu, e basta olhar para o que se passou em recentes fins de semana, está sem capacidade para fazer face à crescente procura de turistas, adianta Francisco Calheiros.
Recorde-se que, como já referido publicamente, a CTP irá revelar brevemente os resultados de um estudo que aponta para que o país esteja a perder milhares de milhões de euros pela não construção de um novo aeroporto em Lisboa. São perdas de milhões de euros por cada dia em que o aeroporto não avança, atingindo toda a economia portuguesa.