SATA e Consórcio Newtour/MS Aviation estão a negociar privatização da Azores Airlines
O Grupo SATA está a negociar a privatização da Azores Airlines com o consórcio Newtour/MS Aviation, único concorrente considerado válido no concurso para a privatização da maioria do capital da companhia. A confirmação foi dada na segunda-feira pelo presidente do Governo Regional dos Açores, em entrevista à RTP e Antena 1 Açores.
Na entrevista à RTP e Antena 1 dos Açores, na segunda-feira, dia 9 de dezembro, José Manuel Bolieiro quis deixar claro que “não há negociações do Governo com quem quer que seja” e que as negociações são “uma responsabilidade do Conselho de Administração da holding do Grupo SATA”.
Ainda assim, o presidente do Governo Regional confirmou que as negociações com o consórcio Newtour/MS Aviation (único consórcio admitido pelo júri no concurso de privatização da Azores Airlines) estão a decorrer e que a Região Autónoma vai assumir a dívida da transportadora aérea.
Sublinhando que “a minha exigência, enquanto presidente do Governo e responsável por liderar o accionista no Grupo SATA Holding é que cumpramos aquilo que está definido no programa de reestruturação acertado com a Comissão Europeia”, Bolieiro declarou “não ter noção” de quanto tempo irão ainda demorar as negociações.
Assumiu, também, não ter sido colocada de parte a possibilidade de vir a ser realizado um novo concurso público, como tinha sido divulgado no passado dia 2 de maio, alegadamente devido ao facto de a Azores Airlines ter aumentado em muito o seu valor.“(…) nada está excluído. Vou estar a aguardar atento, na defesa do interesse da região, o que o conselho de administração da SATA propuser ao governo”, disse Bolieiro.