Sandra Amorim: V.A. Tour Operador “é uma referência no mercado nacional”
Empresa proveniente do Grupo Vale do Ave, a V.A. Tour Operador, localizada em Braga, iniciou o seu percurso no turismo especializando-se no produto “Costas Espanholas” em autocarro.
No entanto, e porque como “reza” o slogan da empresa “onde quer que VA”, a empresa aposta também agora nos pacotes com avião e programas de curta duração. Ainda assim, o operador continua a marcar pontos naquilo que são os seus produtos tradicionais e os pacotes temáticos, como “As Rotas com Assinatura”
Para este ano, a V.A. Tour Operador apresenta algumas novidades face aos anos anteriores, como é o caso do “Benidorm de avião, à partida de Lisboa, Porto e Faro”, avançou ao Turisver a CEO da empresa, Sandra Amorim, explicando que “além de mantermos o cariz da empresa que tem muito a ver com o facto de sermos uma empresa de autocarros com produto próprio, queremos inovar e crescer ao nível da oferta”.
Lourenço Cunha, diretor de operações da V.A. explica que Benidorm é o destino, quase exclusivo, dos pacotes de avião propostos pela V.A. Tour. Os voos são à partida de Lisboa e do Porto, em voos regulares da TAP, sendo este o único operador que propõe este tipo de pacote, sublinha o responsável, acrescentando que o operador tem três partidas garantidas, a 10 de junho, 13 e 20 de agosto.
O mercado do norte é, para já, o principal cliente deste produto, mas “o sul tem potencial”, embora seja “um mercado diferente, que procura outro tipo de hotéis”.
Sobre o novo produto da V.A. Lourenço Cunha explica que este ano, a empresa colocou também no mercado pacotes para a Festa da Flor, na Madeira, à partida do Porto – “como era um produto novo não quisemos apostar em Lisboa porque não sabíamos qual seria a recetividade do mercado”.
Além dos pacotes com avião, a empresa tem também agora outro produto novo, o “auto férias” que, sublinha o responsável “só vendemos a agências de viagens”.
Costas espanholas de 15 de maio a 30 de outubro
Há mais de 30 anos no mercado com o produto de autocarros, a V.A. Tour cobre o país todo, de norte a sul, com mais de 45 locais de embarque e todos os pacotes disponibilizados incluem 10 dias de viagem, sete noites de alojamento, pensão completa com bebidas ou tudo incluído e em viagem, a empresa serve pequenos almoços e café.
Os programas, diz-nos a CEO da empresa, iniciam-se sempre às sextas feiras, de 15 de maio a 30 de outubro, com destino às Costas Espanholas. que continua a ser o principal produto da V.A.. A oferta, em três linhas regulares cobre a Costa Blanca, vulgo Benidorm, e também Calpe e La Manga del Mar Menor; a Costa Dourada, tradicionalmente conhecida por Salou e Costa del Sol, com Torremolinos, Fuengirola, Benalmadena, Marbella e Puerto Banus.
Além destas três linhas regulares “fazemos saídas excecionais às segundas feiras, em julho e agosto, dos vários pontos de Portugal a Benidorm”, acrescenta Sandra Amorim, explicando que a V.A. é “uma empresa com mais de 150 autocarros, com uma idade média inferior a oito anos e temos a vantagem de estar posicionados a norte, no centro e na grande Lisboa”. Além sido, continuou a responsável, “fazemos transferes de modo a que os nossos passageiros andem o mínimo possível dentro do autocarro antes de atravessarem a fronteira”.
Números de 2019 no horizonte
Considerando que a V.A. “é uma referência no mercado nacional de operadores para este segmento de mercado”, a CEO da empresa revelou um otimismo moderado relativamente ao ano em curso. “Se me fizesse essa pergunta há dois meses, eu diria que a nossa perspetiva era conseguir igualar os valores de 2019. Depois, com a situação da guerra na Ucrânia, pensámos claramente que isso seria impossível, mas agora voltámos a ter esperança em podermos atingir os níveis de 2019”. Isto porque “acredito que o mercado está a mexer” e que “temos uma grande vantagem que é o nosso posicionamento geográfico, que leva as pessoas a sentirem muita segurança”, até porque “o nosso produto principal é Espanha e estamos muito próximos”.
Sandra Amorim frisou ainda que a empresa dispõe de um produto low cost que lhe permite chegar a outro tipo de cliente. Considera mesmo que a V.A. Tour Operador tem “um produto abrangente que tanto permite chegar ao cliente do três estrelas como ao de cinco”.
Ponto importante é o facto de todos os produtos da V.A. terem “seguro com cobertura Covid 19”, uma vantagem num ano em que esta doença ainda é uma das grandes preocupações dos turistas.