Saiba quais são as “pontes” e fins de semana prolongados que vão ajudar o turismo em 2024

O ano de 2024 é bissexto, o que significa que há mais um dia de trabalho (29 de fevereiro) e tem feriados nacionais que vão ser comemorados no fim de semana, caso do 1 e 8 de dezembro. Mesmo assim, serão possíveis fins de semana prolongados e “pontes”, sempre impulsionadores do turismo, cá dentro e lá fora.
A incerteza económica existe, a inflação e as taxas de juros impactam negativamente na bolsa de muitos portugueses mas cada vez mais as férias e os curtos períodos de descanso são uma necessidade e um “mimo” de que a maioria já não abdica.
Por isso muitos começam o ano a olhar para o calendário em busca dos números coloridos que marcam os feriados e memorizam os que vão permitir, antes e depois das “férias grandes”, usufruir de alguns dias suplementares de descanso, em fins de semana prolongados e “pontes”, para poder fazer as malas e ir em busca de outras paragens – muitas vezes “cá dentro”, mas também lá fora, em escapadinhas ou mini férias se houver a possibilidade de acrescentar uns dias às “pontes”.
Com a primeira semana do ano já passada, serão muitos os que estão já a preparar-se para escolher um ou vários destes períodos, tendo em atenção as ofertas que os operadores turísticos e hoteleiros sempre preparam para estas épocas.
Este ano, como acontece desde que a totalidade dos feriados nacionais foi reposta, há 13 feriados mas como um já passou, restam apenas 12, a que haverá que somar um que é facultativo, o Carnaval e os feriados dos santos populares que, não sendo nacionais, assumem sempre importância pelas amplas regiões que cobrem. E, claro, há os feriados regionais e municipais.
Falando dos feriados obrigatórios, e retirando o 1º de janeiro que já passou, e a terça-feira de Carnaval que pode trazer tolerância de ponto mas não é feriado obrigatório, a primeira possibilidade de um fim-de-semana prolongado acontece apenas na época pascal, no final de março, com a sexta-feira Santa, no dia 29, e o domingo de Páscoa, no dia 31.
Abril traz consigo a primeira hipótese de fazer uma “ponte”, já que o Dia da Liberdade (25 de abril), que este ano celebra o 50º aniversário da “revolução dos cravos” acontece a uma quinta-feira. Quem puder tirar a sexta-feira irá aproveitar quatro dias de descanso em que pode ir à descoberta do país ou fazer uma escapada a uma cidade europeia.
O mês de maio, já se sabe,começa com um feriado, o Dia do Trabalhador que este ano será a uma quarta-feira, portanto a meio da semana e só poderá dar “ponte” a quem puder tirar dois dias de férias. Só que nesete mês há ainda mais um feriado, o do Corpo de Deus, a 30 de maio, uma quinta feira e quem guardar a sexta como dia de férias fica com uma “ponte” de quatro dias.
Em junho, o dia 10, Dia de Portugal é este ano uma segunda-feira, pelo que dá direito a um fim-de-semana prolongado. Neste mês, os lisboetas têm o feriado de Santo António, no dia 13, quinta-feira, o que proporciona uma “ponte” ou até uma semana de férias para aqueles que possam tirar os dias de 11, 12 e 14 de junho. Para os residentes no Porto, e não só, o dia de São João é numa segunda-feira e permite fim-de-semana prolongado. Já quem trabalha nos municípios onde se comemora o São Pedro não tem este ano tanta sorte já que o dia 29 de junho calha num sábado.
Para voltar a gozar um feriado há que esperar pelo 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), mais uma quinta-feira com possibilidade de “ponte” para aqueles que não estiveram já a gozar as “férias grandes”.
A segunda metade do ano não vai permitir muitos descansos suplementares, já que em matéria de feriados nacionais, setembro e outubro são para esquecer: no primeiro caso não existem, no segundo, o 5 de outubro (Implantação da República) calha a um sábado.
Já o 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, será este ano a uma sexta-feira, permitindo o último fim-de-semana prolongado do ano, já que os dias 1 (Restauração) e 8 de Dezembro (Imaculada Conceição) calham ambos ao domingo.
Melhor correrá o Natal, 25 de dezembro será a uma quarta-feira e se acontecer como habitualmente haverá tolerância de ponto a 24 ou 26, ou até em ambos os casos. Por isso acreditamos que muitos portugueses posam gozar uma “pontes” antes ou depois deste dia, enquanto muito outros prolongarão as férias de 26 de Dezembro a 2 de Janeiro de 2025, que poderá também ser dia de tolerância de ponto.
Tudo somado, em matéria de feriados que permitem fins de semana prolongados, “pontes” ou miniférias, o ano de 2024 será melhor no primeiro semestre do que no segundo mas mesmo assim haverá muitas hipóteses de “tirar uns dias” para descanso ou para desfrutar de algum “cantinho” de Portugal, contribuindo para dar um impulso ao turismo que se faz “cá dentro” ou, para quem o preferir, partir à descoberta de algum lugar no mundo até porque propostas, para uma e outra hipóteses, não irão faltar.