Ruínas do Teatro Romano de Lisboa podem tornar-se monumento nacional
Consideradas até agora como imóvel de interesse público, as Ruínas do Teatro Romano de Lisboa, podem vir a ganhar o estatuto de monumento nacional. A proposta de reclassificação é da Direção-Geral do Património.
Datadas do séc. I, as Ruínas do Teatro Romano de Lisboa, localizadas na freguesia de Santa Maria Maior, foram classificadas como imóvel de interesse público em outubro de 1967, tendo dois anos depois sido fixada uma zona especial de proteção. Agora a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai propor que sejam reclassificadas como monumento nacional.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, a Direção-Geral do Património Cultural vai propor à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural “a alteração do perímetro, a reclassificação como monumento nacional (MN) e a manutenção da zona especial de proteção (ZEP) das Ruínas do Teatro Romano de Lisboa”, com base numa proposta da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.
A fundamentação, o despacho e a planta estão disponíveis nas páginas eletrónicas da DGPC (http://www.patrimoniocultural.gov.pt) e da Câmara Municipal de Lisboa (www.cm-lisboa.pt) e o processo pode ser consultado presencialmente, mediante marcação, na DGPC, no Palácio Nacional da Ajuda.
A consulta pública poderá ser feita por 30 dias úteis pelos interessados, que podem apresentar à DGPC observações ao projeto.
*Foto: Lisboa_romana_Jose_FradeEGEAC