Royal Caribbean Group adquire navio Endeavor por 270M€
O navio, que passará a chamar-se Silver Endeavor, vai integrar a frota da Silversea Cruises, companhia que integra o portefólio do Grupo Royal Caribbean, aumentando as ofertas de cruzeiros de expedição daquela marca.
O Grupo Royal Caribbean anunciou, na semana passada, ter recebido a aprovação judicial para adquirir o navio de cruzeiro de ultraluxo Endeavor. Originalmente entregue, em 2021, à Crystal Cruises, companhia que cessou atividade em fevereiro deste ano, o navio deverá juntar-se ainda este mês à Silversea Cruises, subsidiária do Grupo Royal Caribbean.
O Grupo anunciou, também, que o preço de compra da embarcação foi de US$ 275 milhões [cerca de 270 milhões de euros], “significativamente abaixo do custo de construção”. A aquisição do Endeavor foi totalmente financiada por meio de um empréstimo sem garantia de 15 anos, garantido pela agência alemã de crédito à exportação, Euler Hermes, sem pagamentos de amortização nos dois primeiros anos. Espera-se que a aquisição agregue imediatamente os lucros, o fluxo de caixa e o ROIC”, explica a Royal Caribbean em comunicado.
“Com o Endeavour, procuramos aumentar nossa frota de classe mundial para atender à procura excecional por cruzeiros de expedição de ultraluxo, ao mesmo tempo que melhoramos nosso perfil de lucratividade e afirmamos a posição da Silversea como a linha de cruzeiros de expedição e ultraluxo líder do setor”, disse Jason Liberty, presidente e CEO do Royal Caribbean Group, citado no comunicado.
Construído de acordo com as especificações da classe polar PC6, o navio pode operar todos os atuais itinerários de expedição da Silversea e foi projetado especificamente para levar os viajantes aos destinos mais remotos do mundo, incluindo as duas regiões polares.
“A indústria de cruzeiros de expedição está pronta para retomar o crescimento acelerado impulsionado pela procura dos clientes mais endinheirados sofisticados por viagens para destinos remotos e de difícil acesso”, assinalou Roberto Martinoli, presidente e CEO da Silversea Cruises. “Este navio será o quarto navio a se juntar à frota da Silversea desde 2020, o que demonstra nosso compromisso com o crescimento”, acrescentou.
Com oito decks para uso público, quartos espaçosos, vários restaurantes, bares e lounges, spa, deck de dois andares com piscina e hidromassagem e diversas áreas de visualização internas e externas, o Silver Endeavor deverá iniciar as suas operações no inverno de 2022/2023, passando sua temporada inaugural na Antártida, a partir de novembro.
Como parte do programa RCL Cares em andamento, o Royal Caribbean Group “protegerá os depósitos dos hóspedes que reservaram originalmente no Crystal Endeavor e remarcarão numa das marcas globais do grupo: Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Silversea Cruises”, anuncia o comunicado do Grupo, que informa também que se os passageiros não receberem seus depósitos da Crystal ou de outras fontes, o Grupo Royal Caribbean “reembolsará qualquer valor pago em sua nova reserva até o valor de seus depósitos perdidos”.