“Rotas Açores” vence Prémio Nacional do Turismo na categoria Turismo Autêntico
O projeto “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos”, desenvolvido e promovido através da Direção Regional do Turismo, venceu a categoria “Turismo Autêntico” do Prémio Nacional de Turismo 2022. A secretária Regional de Turismo já acentuou a relevância deste prémio.
Para Berta Cabral, secretária Regional da tutela, Berta Cabral, o prémio agora atribuído ao projeto “Rotas Açores” é “um reconhecimento nacional de grande relevância e que muito nos orgulha, porque premeia a visão estratégica e o mérito técnico na implementação de um projeto que visa valorizar a nossa cultura e as nossas ilhas”, sublinha
Apresentadas ao público na última BTL, as “Rotas Açores” integram três rotas temáticas dedicadas à baleação, às vinhas e aos vulcões, “permitindo um fluxo de visitação experiencial em vários pontos do território de todas as ilhas”, sublinha uma nota de imprensa no site do Governo dos Açores.
Berta Cabral acentua que “os mais de 40 itinerários estruturados permitem dar ainda mais valor à experiência nas ilhas, reunindo de uma forma diferenciadora as melhores características dos Açores, nomeadamente a natureza, o património, a autenticidade e a proximidade”. De acordo com a governante, “estes percursos podem ser realizados durante todo o ano, contribuindo para a mitigação da sazonalidade e para a dispersão dos fluxos turísticos por todo o território”.
As três Rotas estão já disponíveis a todo o público através da plataforma rotas.azores.gov.pt.
O Prémio Nacional do Turismo é uma iniciativa conjunta do Expresso, BPI e Deloitte que distingue as melhores iniciativas em Portugal na área do turismo, contemplando cinco categorias: turismo autêntico, turismo gastronómico, turismo inclusivo, turismo inovador e turismo sustentável.