Rota Vicentina vai reavaliar impacto das caminhadas
No próximo dia 14, a Associação Rota Vicentiva vai reavaliar o impacto dos caminhantes na Costa Alentejana e Vicentina. Para isso, procura voluntários e tem inscrições abertas.
No mês em que os Trilhos Pedestres da Rota Vicentina comemoram 10 anos, a Associação vai promover uma grande ação de monitorização, com a realização de inquéritos e contagem de caminhantes em toda a Costa Alentejana e Vicentina.
No próximo dia 14 de Maio, a Rota Vicentina quer reunir cerca de 100 voluntários, durante cinco horas, em todos os trilhos em simultâneo e as inscrições já estão abertas.
Recorde-se que em 2017, a Rota Vicentina fez uma monitorização do seu impacto na região, tendo concluído que, nesse ano, andaram pela região cerca de 24.000 caminhantes, de 25 nacionalidades diferentes, principalmente oriundos de países como a Alemanha, França e Reino Unido.
O objetivo agora é semelhante, com a Rota Vicentina a querer apurar quantos são os caminhantes que andam nos seus trilhos, quem são, o que os motiva, como e quanto gastam durante a sua viagem, como são vistos pela comunidade local e qual a sua verdadeira pegada no território.
Quem quiser participar deve inscrever-se através deste formulário e aguardar o contacto da equipa da Rota Vicentina com mais informações sobre a ação de 14 de maio, os cuidados a ter durante as contagens e a realização dos questionários aos caminhantes e, ainda, como levantar o kit de voluntário num dos pontos de recolha espalhados pelo território.