Rodrigo Pinto de Barros reeleito para último mandato à frente da APHORT
Há 18 anos na liderança da associação, Rodrigo Pinto de Barros foi reeleito presidente da APHORT, para um novo período de quatro anos, após conquistar 94% dos votos no processo eleitoral que decorreu no início deste mês. A tomada de posse aconteceu no passado dia 22 de maio.
A presidir à APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria desde o ano de 2006, Rodrigo Pinto de Barros foi empossado, no passado dia 22, como presidente da associação, começando assim a cumprir aquele que será o seu último mandato.
“Acredito que este é o momento de revigorar a APHORT. Os últimos anos foram dedicados à criação e ao fortalecimento dos alicerces estruturantes, necessários para a afirmação de uma nova liderança geracional da Associação. Decidi recandidatar-me à presidência uma última vez, para dar esta missão como terminada, garantindo uma transição tranquila e estável”, afirmou Rodrigo Pinto de Barros, citado na informação enviada à imprensa.
Na cerimónia da tomada de posse o presidente apresentou como principais objetivos para o novo mandato o reforço da formação e do desenvolvimento contínuo dos empresários do setor e a promoção da sustentabilidade dos seus negócios.
Outra das prioridades reside na presença da APHORT na HOTREC – a confederação europeia do setor -, de forma a reforçar a voz dos empresários portugueses no cenário europeu. “A APHORT continuará a contribuir ativamente para as principais questões que o setor do turismo está a debater na Europa”, lê-se na mesma nota, que avança que entre os tema em debate nas instâncias europeias está o impacto da inteligência artificial no setor, políticas de sustentabilidade nas empresas ou a emigração e a necessidade de integração de diferentes culturas.
“O turismo está a atravessar um período de grandes transformações e queremos estar ao lado das nossas empresas para que elas possam preparar o seu futuro, com responsabilidade, inovação e inclusão. Só desta forma é que iremos conseguir tornar o turismo português competitivo num cenário global”, defende Rodrigo Pinto de Barros.
A acompanhar o presidente nesta missão estará o novo Conselho Diretivo da APHORT, composto por seis membros, entre os quais, Henrique Carvalho da Silva, presidente adjunto de hotelaria e turismo, e Nuno Rocha, presidente adjunto de restauração e bebidas, e a nova Comissão Executiva, liderada por Inês Sá Ribeiro.