Roadshow ‘Os Especialistas’: cinco cidades, mil participantes

Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Lisboa foi o roteiro da edição de 2022 do roadshow ‘Os Especialistas’. Cinco cidades visitadas de 18 a 22 de abril, sempre com “casa cheia”, o que é ”motivo de orgulho” para a organização.
Após um ano de interregno, motivado pela pandemia ‘Os Especialistas’ voltaram este ano à estrada para o seu 16º roadshow em 17 anos de existência – o interregno aconteceu em 2021 devido à pandemia – e os resultados não podiam ser melhores em termos de participação dos agentes de viagens, perto de 1.000 no conjunto das cinco cidades, constatando-se que a alteração de datas não teve grande impacto na adesão dos agentes de viagens à iniciativa.
“Nós fazíamos o roadshow sempre em fevereiro e este ano tudo estava planeado para que assim voltasse a ser mas a Ómicron trocou as voltas” e levou a organização a adiar o evento para abril uma vez que “não faria sentido fazê-lo em março por causa da BTL e de várias convenções”, explicou Artur Sousa, da ATR, uma das empresas que organiza o evento desde a primeira hora.
Falando a jornalistas do trade à margem do evento de Lisboa, que encerrou o périplo pelas cinco cidades, Artur Sousa confessou que fazer o roadshow em abril “prejudica-nos sempre em relação àquilo que é o nosso conceito” que tem a ver com a possibilidade de, durante o evento, “conseguir ainda vender a Páscoa”, o que não se passou este ano em que os 17 ‘Especialistas’ expositores apenas venderam o verão.
Privilegiar o contacto pessoal
Organizar o evento este ano “foi muito mais difícil”, confessou Artur Sousa, adiantando que não se trata de falta de parceiros porque “continuamos a ter muita gente a querer entrar” e isso só não acontece pelo conceito base que está inerente ao próprio roadshow desde o seu início que é o de “termos só um determinado número de parceiros que lhes permita falar com todos os agentes de viagens”. Ainda assim o número de empresas presentes tem aumentado já que, de 12, que era o número inicial, este ano, nos 17 anos d’Os Especialistas, o número subiu para 17, o que leva Artur Sousa a comentar que “se duplicássemos o número seria impossível que falassem com todos os agentes” o que iria contraria o espírito de proximidade e personalização que tem sido a marca d’Os Especialistas.
Se não faltam interessados em integrar ‘Os Especialistas’, também não têm faltado agentes de viagens a acorrer ao evento, e este ano voltou a haver uma “elevada participação”, com 240 agentes no Porto, 173 em Braga, 127 em Aveiro, 180 em Coimbra e 260 inscritos em Lisboa, onde o roadshow encerrou.



Os números, reforça o diretor da ATR, “são um orgulho” mas não são o que move ‘Os Especialistas’ que privilegiam o contacto pessoal, algo que a pandemia não mudou: “o face to face continua a ser muito importante”, afirma.
O que tornou mais difícil a organização do evento este ano foram os custos e a dificuldade em contratar hotelaria. “Está a haver uma grande retoma na hotelaria portuguesa – e ainda bem que assim é – mas isso elevou muito os preços e os custos para o roadshow foram incomparavelmente superiores”. Por outro lado “como há retoma em vários sectores e há mais eventos, há locais onde costumávamos fazer o evento, não havia disponibilidade”. Apesar destas dificuldades “estamos orgulhosos do trabalho feito”, afirmou Artur Sousa.
Otimismo e expectativa
Sobre o sentimento transmitido pelos agentes de viagens durante o roadshow, o diretor da ART disse ter-se notado que estavam “ávidos de restabelecer contactos, de informação e de conhecer as novas ofertas”. Mas notou-se também, disse, “alguma expectativa” dado que “apesar de haver um sentimento de maior segurança relativamente à pandemia, a guerra na Ucrânia veio constituir-se num novo fator de incerteza”.
Reconhecendo que o sentimento transmitido pelos agentes de viagens foi de “otimismo”, Artur Sousa fez, no entanto, notar que “não é o otimismo que ajuda a pagar salários, o que paga salários são as vendas” e o balanço destas apenas se fará no final do ano.
Entre os 17 parceiros que compuseram ‘Os Especialistas’ este ano, houve novidades, com a entrada do Turismo do Dubai, do Turismo da Jamaica e da V.A. Tour Operador, que se juntaram aos históricos ATR, Image Tours (ambos na organização do evento desde a primeira hora), Melair Cruzeiros, Magnet, InterMundial, Angra 2000, Across, Optigest, Soltour, W2M Pro, PortAventura World, e ainda os turismos da África do Sul, Tailândia e Costa Dourada.


