Rita Marques visitou projetos em Gouveia e Figueira de Castelo Rodrigo

A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, deslocou-se quarta feira a Gouveia e Figueira de Castelo Rodrigo, onde contactou com novos projetos turísticos destes territórios. A inauguração do New Life Portugal integrou o programa.
Acompanhada por uma equipa da Turismo Centro de Portugal, liderada pelo seu presidente, Pedro Machado, e pelos presidentes das autarquias de Gouvei e Figueira de Castelo Rodrigo, Rita Marques inaugurou o empreendimento “New Life Portugal”. Situado numa encosta da Serra da Estrela, junto a Folgosinho, Gouveia, esta unidade turística resulta de um investimento internacional e assume-se como um retiro de bem-estar e centro de mindfulness, que oferece uma rara combinação de meditação, ioga, aconselhamento, fitness, natureza e vida comunitária consciente.
Em Figueira de Castelo Rodrigo, a secretária de Estado ficou a conhecer o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, que revive a memória de um dos acontecimentos militares mais decisivos e importantes da Guerra da Restauração, e visitou o Miradouro do Alto da Serra da Marofa, um dos pontos mais altos da região, tendo a deslocação terminado em Barca D’Alva, ainda em Figueira de Castelo Rodrigo. Ali, foram visitados os edifícios da antiga Estação Ferroviária, hoje abandonados, e para os quais está a ser pensada uma futura utilização turística.


Para Pedro Machado, “a secretária de Estado do Turismo, engenheira Rita Marques, tem tido a preocupação de vir conhecer, de forma regular, os projetos turísticos da região Centro de Portugal. A Turismo Centro de Portugal regista com agrado esta estratégia, que valoriza e coloca em lugar de destaque os produtos turísticos e os territórios do Centro de Portugal. Foi uma visita muito produtiva em todos os aspetos”.
Recorde-se que, no dia anterior, em Manteigas, o Turismo de Portugal tinha anunciado a criação de três linhas de apoio para as empresas do setor do turismo dos territórios afetados pelos incêndios do verão. O valor global das medidas é de 10 milhões de euros: três milhões de euros para apoio à tesouraria das empresas, cinco milhões de euros para a qualificação da oferta e dois milhões de euros para transformar o turismo no território.
Mais informações sobre estas linhas de apoio em https://bit.ly/3CRDDGC.
Na mesma ocasião, foi também apresentada uma campanha promocional de aldeias e vilas do interior, intitulada “Grandes em…”. Destinada à promoção das aldeias e vilas de Portugal, esta campanha visa promover um turismo responsável, através da valorização do interior, enaltecendo a grandeza dos atributos das nossas aldeias e vilas e mostrando a especificidade dos diferentes territórios, em particular os mais afetados pelos incêndios, nomeadamente a Serra da Estrela.
Mais informações sobre a campanha em https://bit.ly/3yGu4I7.