Rita Marques sai com elogios do Presidente da República e de todo o setor

Secretária de Estado do Turismo desde 26 de outubro de 2019, data em que passaria a ter a difícil missão de substituir Ana Mendes Godinho, Rita Marques acumulava, desde o final de março, o Turismo com o Comércio e Serviços. Serviu em dois governos do PS e com dois ministros, Pedro Siza Vieira no anterior governo e desde o início desta legislatura, António Costa e Silva.
No final de março, o setor “respirou de alívio” ao saber que Rita Marques se mantinha à frente do turismo, embora se mostrasse preocupado ante uma Secretaria de Estado tripartida. À secretária de Estado que se mantinha, as associações empresariais do turismo não pouparam elogios, nomeadamente pela forma como sempre tinha estado ao lado do setor nos tempos difíceis da pandemia.
O que podemos dizer deste último e curto mandato de Rita Marques à frente do turismo é que ele terminou como começou, com elogios do setor que tutelou já que no passado dia 18 de novembro, em Fátima, no palco em que desempenharia um dos seus últimos atos oficiais, o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal, os elogios vieram não só do setor mas até do Presidente da República – e, em abono da verdade, quase soariam a despedida. Fariam pelo menos lembrar algum “mal estar” que, nos corredores, se dizia existir no seio do Ministério da Economia, o que acabaria por fazer com que esta exoneração não apanhasse muitos de surpresa.
Na sessão de encerramento do congresso, Bernardo Trindade, presidente da AHP, dirigindo-se a Rita Marques, diria que “só uma grande mulher, uma grande engenheira, é que teria dimensão para esta enorme obra [estar à frente da Secretaria de Estado do Turismo, Comercio e os Serviços] mas sempre com uma dedicação muito grande ao turismo”.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teceria os maiores elogios a Rita Marques “grande secretária de Estado”. Dirigindo-se diretamente à governante, Marcelo Rebelo de Sousa diria: “agora posso confessar-lhe que não há nada como ver o fruto depois de o experimentar”. Recordando que Rita Marques “tinha uma antecessora muito boa e quando entrou eu disse ‘será que está à altura da antecessora?’ e sem melindre para a antecessora, acho que não ficou atrás e só não digo que ficou à frente para não criar um problema intergovernamental”.
Já depois de ter sido conhecida a saída de Rita Marques da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Bernardo Trindade, presidente da AHP, deixou no Facebook um agradecimento público: “Agradecendo-te tudo o que fizeste pelo setor: a atenção que sempre dispensaste, a disponibilidade que sempre manifestaste na relação com as outras áreas da governação, a capacidade de diálogo e de auscultação com todos os parceiros associativos e empresariais…”. O dirigente associativo dirigiria ainda a Rita Marques “um sincero abraço de muito obrigado. Foi um gosto termos trabalhado próximo. Quero desejar-te todas as felicidades pessoais e profissionais”.
Também Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, deixaria uma mensagem a Rita Marques, na mesma rede social: “Quando ontem cheguei a Riyadh, para a Global Summit 2022, da WTTC, estava longe de imaginar que, hoje [terça feira, 29 de novembro] e depois de ter assistido ao painel onde interveio a Eng. Rita Marques, estivesse, neste momento, a partilhar público e sentido reconhecimento pelo seu desempenho enquanto secretária do Turismo, primeiro e, atual secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços de Portugal”.
Pedro Machado reconhece que “Rita Marques, deixa uma marca indelével no nosso Turismo. Fica credora do nosso respeito, amizade e público elogio pelo seu desempenho”.
“Nas palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua última intervenção em Fátima, “Rita Marques mostrou ser capaz de surpreender e, em tempos tão difíceis, superar a sua antecessora “ deixando agora a fasquia muito alta para o seu sucessor”, declara ainda o presidente da Turismo Centro de Portugal, que acrescenta: “Em nome da Turismo do Centro de Portugal, do trabalho realizado, do elevado profissionalismo no apoio com que tratou as ERTs, o nosso obrigado”.
Pelo meio, desde os tempos da pandemia até ao congresso da AHP em Fátima, foram ficando sempre outros comentários elogiosos à ação de Rita Marques, a começar pela Confederação do Turismo de Portugal e passando por associações como a APAVT e a AHP.